Ordem ameaça expulsar médicos que assinam atestados em branco para escolas de condução

Ordem dos Médicos considera situação uma "hedionda violação do Código Deontológico".

Foto
Ordem pede ainda que Ministério Público investigue escolas de condução envolvidas no caso patricia martins

A Ordem dos Médicos considera “uma hedionda violação do Código Deontológico” a alegada prática por parte de alguns médicos que assinam atestados em branco destinados às pessoas que pretendem tirar a carta. Esta situação pode conduzir à expulsão dos responsáveis clínicos.

O Jornal de Notícias (JN) noticia esta quinta-feira que existem escolas de condução que estabelecem acordos com médicos para que estes assinem atestados médicos em branco destinados aos candidatos. O conteúdo é depois preenchido pelo próprio aluno e pela instituição.

Alcino Cruz, presidente da Associação Portuguesa de Escolas de Condução, diz ao JN que esta é uma “prática corrente” admitindo que a associação por si presidida é “incompetente para fazer qualquer coisa que impeça algumas escolas de agirem de forma menos correcta”.

Num comunicado enviado às redacções, a Ordem dos Médicos diz que esta situação pode “configurar na prática de vários crimes por parte das escolas de condução” e uma “hedionda violação do Código Deontológico” da parte dos responsáveis clínicos.

A instituição apela a que os cidadãos “rejeitem estas práticas e cumpram o seu dever ético e de cidadania participando estas situações à Ordem dos Médicos”, alertando que uma queixa desta dimensão poderá ter “consequências muito graves” tais como a “suspensão ou mesmo expulsão" da Ordem.

Na mesma nota pede-se igualmente que o Ministério Público investigue as escolas envolvidas, e à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde que “efectue uma auditoria à emissão deste tipo de atestados”, argumentando que será fácil de provar se os médicos responsáveis pelos documentos “têm, ou não, os competentes registos clínicos” que comprovem a realização da observação exigida aos candidatos à carta de condução.

A Ordem dos Médicos adianta ainda que “investigará e actuará severa e rigorosamente sobre os prevaricadores”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários