Cinco (mais cinco) casas onde gostávamos de morar

A arquitectura portuguesa continua na boca do mundo — e do país. Percorremos o ano de 2016 em busca de casas em território nacional que nos deixaram a sonhar acordados

Foto
DR

MIMA Light: uma casa que parece que levita

Marta Brandão e Mário Rebelo de Sousa, o casal responsável pelas casas MIMA, já dispensa apresentações. A MIMA House, casa modular pré-fabricada, tornou-se um sucesso em 2012 e os arquitectos foram dando nova vida à fórmula de sucesso. Para quem não pode gastar mais de 40 mil euros numa casa, criaram a MIMA Light, um modelo “com um design muito simples e intuitivo” mas com uma "graciosidade icónica de parecer estar a levitar". E por metade do preço: o modelo mais simples vale 19 mil euros.

Casa Casal dos Claros: a poesia dos pátios

Surge entre o bucolismo dos campos do rio Lis e urbanidade da periferia da cidade de Leiria. A Casa Casal dos Claros, projectada pelo atelier Contaminar, fundado em 2005 pelos arquitectos Joel Esperança e Ruben Vaz e pelo designer de equipamento e interiores Romeu Sousa, é uma moradia de dois pisos cercada por estufas e zonas de cultivo. E com pátios que são pura poesia.

Das ruínas de uma casa na Boavista fez-se luz

Dos dois pisos outrora existentes naqueles espaço nasceram três, da degradação um edificado de luz. Esta casa, na Rua da Boavista, "estava completamente em ruínas", contou o arquitecto Pablo Rebelo que, ao lado de Pedro Pita, forma o gabinete Pablo Pita. Para esta reabilitação, a dupla teve de "readaptar os espaços no interior para as exigências funcionais da família" e fazer uma "reinterpretação" contemporânea da clarabóia trabalhando a luz "conceptualmente" por todo o edifício e relacionando todos os espaços "visualmente" entre si. Vale a pena espreitar

Casa Embaixador: depois das galinhas, os turistas

Com um "orçamento limitadíssimo”, o atelier Arriba agarrou o desafio de transformar um prédio antigo e mal tratado de Belém, em Lisboa, numa unidade de alojamento local. A Casa Embaixador data da década de 1930 e os seus três pisos estiveram arrendados durante muitos anos com contratos antigos. A reabilitação utilizou materiais “bastante low cost” e reaproveitou ao máximo o existente. As taxas de ocupação, a rondar os 95%, comprovam o sucesso da aposta.

Uma casa com três pátios em Azeitão

A história começa com uma herança de um casal de agrónomos com dois filhos. No meio da vila de Azeitão, num longo e estreito lote de terreno, a família entregou decidiu construir uma nova casa. O gabinete de arquitectura Extrastudio agarrou o projecto de uma casa com três pátios que, vista do exterior, parece simples e branca. Lá dentro, o cenário é outro.

Sugerir correcção
Comentar