Animais: cinco crónicas para guardar

No novo site do P3, dedicado à temática animal, demos palco a médicos veterinários, especialistas em comportamento animal e amantes da bicharada. Seleccionámos cinco entre as muitas crónicas que deram que falar no Pet

Foto
Unsplash

Estávamos em Maio de 2016 quando estreámos o nosso site de estimação. O Pet, dedicado à temática animal, foi um projecto que existiu antes de ter formalmente existido: os animais foram desde cedo um tema querido no P3. Inaugurámos o projecto a falar das Famílias de Acolhimento Temporário, onde o amor pelos bichos é multiplicado, e da moda dos ouriços. Demos espaço ao debate sobre a experimentação animal, criámos um inquérito de estimação para dar palco às associações, tantas vezes invisíveis e tão importantes para os animais. Falámos de abandono mais vezes do que queríamos, mas também de histórias inspiradoras e da importância da adopção. E demos espaço a veterinários, especialistas em comportamento animal e amantes dos bichos. Seleccionámos cinco crónicas entre as muitas possíveis — porque nos fizeram aprender.

Mitos urbanos sobre cães e gatos

No contacto com os tutores de cães e gatos, o médico veterinário Rui Fernandes e a enfermeira veterinária Filipa Queirós, da AnimaisVet, são confrontados com dúvidas que, pela frequência com que aparecem, ganharam já estatuto de "mitos urbanos". Porque a informação na internet nem sempre é credível — e o boca a boca é pouco "científico" — a dupla decidiu pôr os pontos nos is. Só para abrir o apetite: não, o paracetamol não pode ser dado a cães e gatos. Palavra de especialistas. E esta é apenas uma entre as várias crónicas da AnimaisVet no Pet.

O que são animais exóticos?

Os exóticos são cada vez mais uma opção para amantes de animais que querem fintar a ideia de ter um cão ou gato. Mas o conhecimento sobre estes bichos escasseia — e os erros cometidos são muitos. Para o bê-a-bá sobre o tema, as médicas veterinárias Marta Castelejo e Ana Pina Cardoso, da clínica Exóticos em Braga, explicam o que são, afinal, animais exóticos. E há mais para ler sobre o tema aqui.

Dez razões para adoptar um cão adulto

A Joana Rita Sousa, "filósofa e dog lover", nas palavras da própria, é voluntária na associação UPPA — União para a Protecção dos Animais e sabe bem a felicidade que adoptar um cão adulto pode trazer à vida de alguém. Para simplificar escreveu dez razões pelas quais um animal crescido é uma excelente opção para quem procura companhia. A gratidão deles, garante, é infinita. E há mais conselhos e testemunhos para ler, desde as angústias do voluntariado ao poop collecting passando por uma carta muito especial ao Pai Natal.

Trela ou não: eis a questão

A treinadora de cães Cláudia Estanislau, da escola de treino positivo It's All About Dogs, brindou-nos ao longo dos últimos sete meses com dicas que se revelaram importantes para muita gente. Ao debate sobre o uso ou não de trela nos animais, a treinadora responde com um redondo sim. "O cão amigável que corre desenfreadamente na direcção de outro precisa de treino, este comportamento é má educação." E há mais para ler: o nosso cão sabe quando faz asneiras, mitos sobre a agressividade dos pautados, cuidados a ter nas viagens com eles, e o uso de coleiras estranguladoras. Vamos lá a falar sobre o assunto.

Vou ter um bebé e o cão é o dono da casa. E agora?

Para os futuros pais, esta crónica é de leitura obrigatória. Ana Chaves dividia a casa com uma Shar Pei há cinco anos quando soube que ia ser mãe. E a chegada da Camila juntou um momento de felicidade indiscritível a uma angústia difícil de gerir com as primeiras noites a revelarem-se "memoráveis de tão más". Mas a gestão, diz, não é uma missão impossível. Ora vejam lá três ideias para integrar um recém-nascido numa família onde o cão é o dono da casa.

Sugerir correcção
Comentar