O coro militar que era o cartão de visita da Rússia

Cantores e orquestra do Alexandrov Ensemble durante uma actuação em Moscovo em Março deste ano. REUTERS/Stringer
Fotogaleria
Cantores e orquestra do Alexandrov Ensemble durante uma actuação em Moscovo em Março deste ano. REUTERS/Stringer

Era "como um cartão de visita da Rússia", disse o célebre pianista russo Denis Matsuiev, citado pela agência Ria-Novosti, após a queda do avião militar que transportava o famoso coro do Exército Vermelho, o Alexandrov Ensemble. Esperava-os uma actuação numa festa de Ano Novo numa base militar na Síria. Morreram as 92 pessoas a bordo.  

Fundado em 1928, o repertório do coro Alexandrov Ensemble reunia mais de duas mil obras - canções folclóricas, composições em homenagem à URSS, música sacra e alguns sucessos internacionais - em interpretações acompanhadas de coreografias pontuadas por acrobacias. O fundador do coro militar, o general e compositor Alexander Vasilyevich Alexandrov, dirigiu o coro durante 18 anos. O filho, Boris, liderou depois o grupo entre 1946 e 1987.

O actual director, Valeri Khalilov, seguia a bordo do avião que caiu no Mar Negro. "Apenas três dos cantores do coro não seguiam a bordo", explicou um dos membros que ficou em terra. Para além dos músicos e bailarinos do Alexandrov Ensemble, seguiam a bordo do avião nove jornalistas, dois altos funcionários públicos e Elizavéta Glinka, membro do conselho para os Direitos Humanos de Vladimir Putin e conhecida como "Dra. Liza", que levada medicamentos para o Hospital Universitário de Latakia. Durante os quase seis anos de guerra na Síria, esta zona litoral manteve-se sempre nas mãos das forças do Presidente Bashar Al-Assad, que Moscovo apoia.

Formado por membros das Forças Armadas, o grupo foi criado por Alexander Vasilyevich Alexandrov, compositor do Hino Nacional da União Soviética.
Formado por membros das Forças Armadas, o grupo foi criado por Alexander Vasilyevich Alexandrov, compositor do Hino Nacional da União Soviética. AFP PHOTO / JACQUES DEMARTHON
"É difícil compreender a escala dessa tragédia", afirmou o director do departamento de cultura de Moscovo, Alexander Kibovsky. "Eles contribuíam para o orgulho na nossa cultura, no nosso país, em todo o mundo".
"É difícil compreender a escala dessa tragédia", afirmou o director do departamento de cultura de Moscovo, Alexander Kibovsky. "Eles contribuíam para o orgulho na nossa cultura, no nosso país, em todo o mundo". AFP PHOTO / JACQUES DEMARTHON
Pavel Kogan, director da Orquestra Sinfónica Académica de Moscovo, descreveu o coro como "um símbolo do país".
Pavel Kogan, director da Orquestra Sinfónica Académica de Moscovo, descreveu o coro como "um símbolo do país". AFP PHOTO / Jacques DEMARTHON
A formação do grupo variava consoante a actuação, mas chegou a ter 200 elementos.
A formação do grupo variava consoante a actuação, mas chegou a ter 200 elementos. AFP PHOTO / Jacques DEMARTHON
Actuação no teatro romano de Carthage.
Actuação no teatro romano de Carthage. AFP PHOTO / FETHI BELAID
Valeri Khalilov era o actual director do coro militar.
Valeri Khalilov era o actual director do coro militar. REUTERS/Stringer
Homenagens ao director do Alexandrov Ensemble.
Homenagens ao director do Alexandrov Ensemble. AFP PHOTO / ALEXANDER UTKIN
O edifício sede do grupo recebeu flores e homenagens de muitos russos em Moscovo.
O edifício sede do grupo recebeu flores e homenagens de muitos russos em Moscovo. AFP PHOTO / Natalia KOLESNIKOVA
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a criação de uma comissão de inquérito, dirigida pelo primeiro-ministro, sobre a queda do avião militar.
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a criação de uma comissão de inquérito, dirigida pelo primeiro-ministro, sobre a queda do avião militar. REUTERS/Sergei Karpukhin
AFP PHOTO / Natalia KOLESNIKOVA
AFP PHOTO / Natalia KOLESNIKOVA