Netanyahu chama embaixadores de países que votaram contra colonatos

Estados Unidos "conspiraram" com os palestinianos para aprovar resolução no Conselho de Segurança que condena Israel.

Foto
"Amigos não levam amigos para o Conselho de Segurança", disse Netanyahu a John Kerry GIL COHEN-MAGEN/AFP

O primeiro-ministro israelita chamou a Telavive os embaixadores de dez países representados no Conselho de Segurança, para os repreender pela aprovação de uma resolução que exige a Israel o fim da construção de colonatos em territórios palestinianos ocupados. Isso foi possível na sexta-feira porque, pela primeira vez os Estados Unidos abstiveram-se, permitindo que o documento passasse. Benjamin Netanyahu acusa a Administração Obama de ter “conspirado” os palestinianos para isso acontecesse.

“De acordo com as nossas informações, não temos dúvidas de que a Administração Obama a iniciou [a resolução que veio a ser aprovada], apoiou-a, coordenou a elaboração do texto e exigiu que fosse aprovada”, afirmou Netanyahu em declarações públicas após a reunião semanal do conselho de ministros, neste domingo. "Como disse ao secretário de Estado John Kerry, amigos não levam amigos para o Conselho de Segurança", afirmou o primeiro-ministro israelita.

Daniel Shapiro, o embaixador dos EUA em Israel, vai encontrar-se ainda este domingo com Netanyhau, embora não tenha sido um dos convocados. Dez dos 14 países que votaram a favor da resolução têm embaixadas em Israel, e foram chamados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros: China, Egipto, Espanha, França, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Ucrânia e Uruguai. O 15º, os EUA, abstiveram-se.

Israel não mantém quaisquer relações diplomáticas com a Malásia nem com a Venezuela, dois dos quatro países, juntamente com a Nova Zelândia e o Senegal, que acabaram por apresentar a proposta de resolução, depois de o Egipto, que a tinha apresentado inicialmente, ter desistido – por pressão do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump.

A resolução 2334 diz que os colonatos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém Oriental “não têm validade legal” e constituem “uma violação flagrante da lei internacional”, e constituem um sério obstáculo a conseguir uma solução de dois Estados (Israel e Palestina) que permita fazer a paz com os palestinianos.

Netanyahu disse que Israel não só não iria obedecer à resolução, como apelou imediatamente ao Presidente eleito Trump para o ajudar a “cancelar” a decisão do Conselho de Segurança. No sábado, anunciou ainda que Israel ia “rever” as suas contribuições para o orçamento das Nações Unidas, mas que tinha já decidido que deixaria de dar dinheiro a quatro instituições, que considera que “que são especialmente hostis a Israel”.

Ministros ainda mais extremistas do seu Governo, como Naftali Bennett, líder do partido ultranacionalista Casa Judaica, afirmou que Israel devia reavaliar a sua abordagem aos acordos de Oslo de 1994, que traça o plano de dois Estados, e em vez disso impor a sua soberania nos territórios que capturou após a guerra de 1967. E acelerar a construção de colonatos. 

Estas posições radicais e de ameaça – mesmo face aos Estados Unidos, que continuam a ser o escudo protector de Israel – marcam o final de uma relação entre Benjamin Netanyahu e Barack Obama que foi conflituosa desde o início. “Idealista e talvez confiante demais, Obama chegou à Casa Branca certo de que iria ser o Presidente que resolveria a disputa de décadas entre israelitas e palestinianos. Mas Netanyahu viu um ingénuo que não compreendeu a ameaça existencial para Israel e que exigia mais dos seus amigos do que dos inimigos”, resumiu o jornalista do New York Times Peter Baker.

As posições de Netanyahu, no entanto, não fazem o pleno em Israel. “Ele está errado e engano-nos sobre quanto 50 anos de ocupação pesam sobre Israel. Uma maioria sólida dos países que votaram a favor da resolução no Conselho de Segurança não são anti-Israel ou anti-semitas. A mensagem da votação é simples: são os colonatos, estúpido”, escreve o analista Barak Ravid no jornal de esquerda Há’aretz. “Não é apenas Obama. A resolução mostra mais uma vez quão sólido e claro é o consenso internacional contra os colonatos. O Governo de direita do Reino Unido votou na resolução, sublinhou. Tal como os governos de direita da Espanha e da Rússia, da Nova Zelândia, a China.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários