Santa Marta de Penaguião garante que todos os idosos passam Natal acompanhados

Há cerca de 20 idosos que vivem sozinhos ou isolados no município.

Foto
Idosos que estejam sozinhos vão ser acolhidos por instituições de solidariedade social Paulo Pimenta

O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião garantiu esta sexta-feira que todos os idosos que vivem sozinhos no concelho vão passar a consoada acompanhados, quer nas famílias ou em intuições de solidariedade.

Luís Machado disse à agência Lusa que a iniciativa partiu da Comissão Municipal de Apoio ao Idoso depois de ter verificado que, em anos anteriores, algumas pessoas mais velhas passavam o Natal sozinhas, em alguns casos mesmo com familiares a residir por perto. O autarca referiu que há cerca de 20 idosos que vivem sozinhos ou isolados neste município do distrito de Vila Real.

"Foi feito um trabalho junto dos idosos e das famílias. Em alguns casos este ano já vão estar juntos, mas em outros casos mantinha-se o problema, pelo que foi decidido que eles serão acolhidos por instituições de solidariedade social nessa noite. Não queremos que ninguém fique sozinho nesta quadra natalícia", salientou o autarca socialista.

O autarca referiu que a comissão municipal funciona numa colaboração da câmara, com as juntas de freguesia e as Instituições particulares de solidariedade social do concelho e que a sua missão é acompanhar os mais velhos.

"São feitas visitas regulares às suas casas para ver como estão ou se precisam de alguma coisa e são garantidos cuidados básicos, como a alimentação ou até a medicação", frisou.

Sugerir correcção
Comentar