Costa visita Índia em Janeiro com passagem por Goa

Visita do primeiro-ministro decorrerá entre 6 e 12 de Janeiro.

O pai de António Costa nasceu em Goa
Foto
O pai de António Costa nasceu em Goa rui farinha/nfactos

O primeiro-ministro português, António Costa, vai visitar oficialmente a Índia entre 6 e 12 de Janeiro, passando por Nova Deli e Goa, entre outras cidades, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.

Em comunicado, publicado na terça-feira na sua página na internet, a diplomacia indiana refere que António Costa, que faz a visita de Estado a convite do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, deve fazer-se acompanhar por “vários ministros”.

António Costa vai reunir-se com o seu homólogo indiano a 7 de janeiro, em Nova Deli, sendo esperados também encontros com o Presidente e o vice-presidente da Índia.

No mesmo comunicado lê-se ainda que, durante a visita de seis dias, devem ser assinados vários memorandos de entendimento, para impulsionar a agenda das relações entre Portugal e a Índia.

O primeiro-ministro português vai também participar em encontros empresariais e é o convidado de honra de um encontro anual dedicado à diáspora indiana em Bangalore (estado de Karnataka, no sul).

No dia 10, António Costa estará em Gandhinagar (capital do estado de Gujarat, oeste), para participar no Gujarat Global Summit. Trata-se de "um dos mais importantes eventos internacionais de negócios" que se realizam na Índia, segundo a página oficial do Gujarat Global Summit.

A etapa final da visita de António Costa, a 11 e 12 de Janeiro, será em Goa, onde vai reunir-se com o governador e ministro-chefe e “também passar algum tempo no seu lugar ancestral”, lê-se no comunicado, em referência às origens do primeiro-ministro.

António Costa é filho da jornalista Maria Antónia Palla e do escritor e técnico de publicidade Orlando Costa, que nasceu em Goa.