Teolinda Gersão conquista Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017

O júri distinguiu a "alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto", da escritora.

Foto
Teolinda Gersão DR

A escritora Teolinda Gersão conquistou esta quarta-feira o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017, atribuído anualmente pela Universidade de Évora (UE), revelou à agência Lusa fonte da academia alentejana.

A vencedora da 21.ª edição do galardão foi escolhida, ao final da manhã, durante uma reunião do júri do prémio, presidido por António Sáez Delgado e que, este ano, integrou também Pedro Ferré, Mário Avelar, Gustavo Rubim e Elisa Esteves.

Instituído pela UE em 1997, o Prémio Vergílio Ferreira destina-se a galardoar o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

O júri decidiu atribuir o prémio a Teolinda Gersão pela "alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto".

O seu percurso, segundo o júri, "adquire especial relevo pela independência da escritora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea".

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se no dia de 1 Março de 2017, na UE, data em que se assinala a morte do escritor Vergílio Ferreira.

Natural de Coimbra, Teolinda Gersão, de 76 anos, estudou germanística, romanística e anglística nas universidades de Coimbra, Tubingen e Berlim. A escritora foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou Literatura Alemã e Literatura Comparada.

Segundo a UE, esta edição do prémio foi a que teve mais candidaturas desde que foi criado, tendo sido apresentadas por instituições de Portugal, Espanha, Itália, EUA e Colômbia.

O prémio foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa-Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia e Lídia Jorge, tendo sido o galardoado da edição de 2016 o escritor João de Melo. 

Sugerir correcção
Comentar