A banda desenhada americana também tem mão portuguesa

André Lima Araújo, Jorge Coelho e Miguel Mendonça são três artistas portugueses que ilustram títulos da Marvel e da DC Comics e estiveram na Comic Con Portugal.

Fotogaleria
Wonder Woman Miguel Mendonça/DR
Fotogaleria
Wonder Woman Miguel Mendonça/DR
Fotogaleria
Man Plus André Lima Araújo/DR
Fotogaleria
Spidey André Lima Araújo/DR
Fotogaleria
Venom Jorge Coelho/DR
Fotogaleria
Polarity Jorge Coelho/DR

É certo e sabido que as maiores histórias do repertório geek surgiram em grandes estúdios de editoras americanas como a Marvel e a DC Comics, mas pelo menos desde 2008 que conhecidos títulos de banda desenhada como Avengers, Agent Venom e Wonder Woman têm também mão portuguesa. André Lima Araújo, Jorge Coelho e Miguel Mendonça são apenas três dos nomes que conseguiram abrir caminho na indústria americana e falaram sobre a sua experiência no painel Portugueses na indústria americana, na terceira edição da Comic Con Portugal.

Os três artistas partilham a opinião de que o mais importante para se conseguir ter sucesso na área é frequentar, sempre que possível, as convenções e outros eventos de banda desenhada e fazer contactos. Foi assim que começou Jorge Coelho, que depois de um curso de Artes Gráficas e Comunicação na Escola Artística António Arroio, em Lisboa, passou cinco anos a mostrar os seus trabalhos. “Só depois de toda essa insistência é que um editor da Marvel me disse que eu estava pronto para trabalhar”, afirmou o artista. Esse editor era C.B. Cebulski, que já se tinha interessado pelo trabalho de André Lima Araújo na Amadora BD, em 2009. Licenciado em Arquitectura, André Lima Araújo trabalhou um ano na área sem nunca perder de vista o gosto pela banda desenhada. “Há que tentar distribuir portefólios o mais para cima possível”, aconselhou, encorajando os jovens artistas a chegar aos grandes responsáveis das editoras. 

Jorge Coelho aproveitou para explicar a diferença entre trabalhar numa editora gigante dos comics como a Marvel e em mais pequenas, como a BOOM! Studios, referindo que “há muitos mais projectos a coordenar na Marvel, por isso é natural que a BOOM! dê muito mais atenção aos artistas”. Por sua vez, André Lima Araújo acrescentou que o processo de trabalho é até algo simples. “A Marvel dá-nos o argumento para desenhar e define um prazo.”

O designer Miguel Mendonça, que desde criança frequentou núcleos de BD em Olhão e deu os primeiros passos neste mundo, quando começou a trabalhar para a editora americana Zenescope, referiu que na maior parte das vezes desconhece o colorista que vai trabalhar os seus desenhos feitos a lápis até ter acesso ao resultado final. “Para já não tenho grande controlo sobre isso, mas gosto da experiência de trabalhar com vários artistas”, conta.

Segundo os três artistas, não é obrigatório viver nos Estados Unidos para conseguir fazer carreira no mercado norte-americano, mas o contacto pessoal com os editores é vivamente encorajado. “Na era tecnológica em que vivemos, o trabalho pode-se fazer com um computador e um scanner, mas isto é um mundo de contactos”, esclareceu Miguel Mendonça. É que, se a Internet agiliza muito o processo, não o substitui. “É como se fosse um jogo de ténis feito de ideias do escritor e do editor”, acrescenta Jorge Coelho.

Depois de finalizar a colaboração em Wonder Woman, Miguel Mendonça revelou na Comic Con que o seu trabalho mais recente é Green Lantern. André Lima Araújo, que lançou recentemente Man Plus, história por si escrita e ilustrada, disse que o próximo passo é tentar encontrar um lugar para o livro no mercado português, o que espera que aconteça no próximo ano. Para já, está a trabalhar num novo livro que deverá ser editado pela Image Comics em 2017 e aproveitou para levantar o véu sobre outra faceta da indústria – muitas vezes os próprios artistas têm de suportar os custos iniciais de produção de um novo projecto. “Para mim é muito importante do ponto de vista artístico, porque as personagens, o design… é tudo nosso. O dinheiro virá depois. Ou não...”, brinca André Lima Araújo.

No futuro, Jorge Coelho e Miguel Mendonça gostariam de colaborar, respectivamente, com Brian K. Vaughan e Mark Millar, autores de Y: The Last Man e Kickass. André Lima Araújo gostaria de continuar na banda desenhada de autor e publicar no mercado franco-belga, "porque durante muito tempo o nosso país leu essa BD", aludindo a títulos como Astérix e As Aventuras de Tintim.

Os três artistas fizeram questão de frisar que não ter formação em banda desenhada não é determinante. Pelo contrário, dizem que o mais importante é saber comunicar através do desenho. “A banda desenhada não pode ser feita com desenhos soltos, é preciso saber contar uma história através do desenho”, conclui Miguel Mendonça. 

Notícia corrigida às 11:02 do dia 20 de Dezembro 

Sugerir correcção
Comentar