Mais de mil pessoas terão deixado Alepo esta segunda-feira

Também já começaram as operações de retirada de feridos e civis do enclave do regime sírio nas vilas xiitas de al-Foua e Kefraya, na província de Idlib.

Foto
AFP/GEORGE OURFALIAN

Mais de mil pessoas deixaram o enclave rebelde na parte Oriental da cidade síria de Alepo esta segunda-feira, em mais uma operação de retirada de pessoas, dá conta a AFP citando um funcionário médico.

“Cerca de 20 autocarros que transportavam pessoas retiradas de Alepo chegaram esta segunda-feira”, à zona Ocidental da cidade, revelou Ahmad al-Dbis, chefe de uma unidade de médicos voluntários que coordenou a retirada. “Há cerca de 1200 ou 1330 pessoas aqui”, afirmou o mesmo responsável.

Uma das pessoas que deixaram a cidade foi a menina de sete anos que ficou famosa por relatar o que se passa em Alepo através do Twitter. O chefe da sociedade médica americana/síria confirmou à BBC que Bana Alabed estava entre o grupo de civis que foram retirados de Alepo.

Já Observatório Sírio para os Direitos Humanos, citado pela Reuters, dá conta que dez autocarros deixaram as vilas xiitas de al-Foua e Kefraya, na província de Idlib, e cercada pelos rebeldes, rumo a Alepo transportando pessoas retiradas.

A AFP noticia ainda que, este domingo, cerca de 20 autocarros que estavam prestes a entrar nesta zona foram atacados e depois queimados por jihadistas, apressando-se o anúncio da suspensão da operação entretanto retomada.

A retirada dos feridos e de civis desta zona controlada pelo regime de Bashar al-Assad é um dos pontos do acordo estabelecido para as operações no Leste de Alepo. Este domingo, o responsável pelos assuntos humanitários das Nações Unidas, Jan Egeland, revelava que os primeiros corredores de retirada de pessoas iriam começar na madrugada deste domingo, mas que muitos milhares continuariam à espera.

O mesmo acontece em Alepo, onde milhares ainda esperam para serem retirados da zona Leste da cidade. 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários