Marcelo diz que número de sem-abrigo "continua muito elevado"

Presidente espera que saída da crise ajude a reduzir o número de pessoas que vivem na rua.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse neste domingo que o número de sem-abrigo "continua muito elevado", constituindo um problema "particularmente grave em Lisboa", e disse esperar que diminua com a saída da crise.

"A primeira coisa fundamental é fazer diminuir a pobreza e ultrapassar o período de crise", declarou o chefe de Estado aos jornalistas, antes de assistir a uma missa inserida na 28.ª Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, na cantina da Cidade Universitária, em Lisboa.

O Presidente da República referiu que os sem-abrigo "aumentaram no tempo de crise, porque aí a pobreza aumenta".

No seu entender, "têm-se dado passos", mas "o número de sem-abrigo continua muito elevado".

"À medida que nós vamos saindo da crise, eu espero que também o número de sem-abrigo diminua, porque há mais gente com emprego e com outras hipóteses de vida", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve pela segunda vez nesta festa da Comunidade Vida e Paz, instituição particular de solidariedade social (IPSS) de cariz católico, tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que apoia sem-abrigo e outras pessoas em situação vulnerável.

"Isto é uma obra que tem um mérito monumental, porque, ano após ano, mobiliza milhares de pessoas, sobretudo jovens, para um problema que é um problema de todos, mas que é um problema aqui particularmente grave em Lisboa", considerou.

Antes de assistir à missa presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentou e tirou inúmeras fotos com sem-abrigo e voluntários da Comunidade Vida e Paz.

O Presidente da República estava acompanhado pelo presidente da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, e pelo reitor da Universidade de Lisboa, António Manuel da Cruz Serra.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários