Daesh mata 49 soldados em base militar no Iémen

O atacante entrou na base militar de Áden vestido de soldado.

Foto
Ataque ocorreu na base militar de Al Solban AFP/SALEH AL-OBEIDI

Um ataque suicida na cidade iemenita de Áden matou este domingo pelo menos 49 soldados e feriu outros, de acordo com fontes das forças de segurança do Iémen, citadas pela AFP. O ataque foi reivindicado pelo Daesh.

Camiões de emergência inundaram a área do ataque e as ruas foram fechadas por forças militares. Os soldados feridos foram levados para quatro hospitais da cidade.

O suicida atacou a base militar de Al Solban enquanto os soldados se encontravam alinhados para receberem os seus salários. Os funcionários disseram à CNN que o atacante entrou na base vestido como qualquer outro soldado.

É na cidade portuária de Áden que está sedeado, de forma temporária, o Governo internacionalmente reconhecido do Iémen, que foi deposto por uma coligação de rebeldes da tribo huthi e de forças leais ao antigo Presidente, Ali Abdullah Saleh. Desde Março de 2015 que o país está mergulhado numa guerra civil entre os dois campos, que já matou mais de dez mil pessoas e criou uma crise humanitária num dos países mais pobres do Médio Oriente.

O Governo do Presidente, Abd-Rabbu Mansour Hadi, tem sido apoiado por uma coligação de países do Golfo Pérsico, liderada pela Arábia Saudita, que tem conduzido bombardeamentos contra as posições rebeldes, acusadas de serem apoiadas pelo Irão algo que Teerão tem sempre negado.

Nos últimos meses, Áden tem sido alvo de vários ataques, sobretudo da parte de grupos terroristas como o Daesh e a Al-Qaeda, que têm aproveitado o caos no país para estender a sua presença. Há cerca de uma semana, um ataque semelhante do Daesh matou 48 soldados. Em Agosto, um carro armadilhado explodiu num centro de recrutamento no Sul do país. O ataque foi reivindicado pelo Daesh.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários