Sem acordo para a saída de Kabila, Congo prepara-se para mais violência

Presidente da República Democrática do Congo quer manter-se no poder, desafiando a limitação constitucional. Oposição convocou manifestações para este domingo.

Foto
Joseph Kabila está no poder na República Democrática do Congo desde 2001 Reuters/Tiksa Negeri

As negociações entre o Governo e a oposição para pôr fim à crise política na República Democrática do Congo foram adiadas para a próxima semana, depois do falhanço em chegar a um acordo sobre o futuro político do Presidente, Joseph Kabila, cujo terceiro mandato termina esta segunda-feira.

Teme-se o regresso da violência ao Congo nos próximos dias, perante o impasse na definição da situação política no país de 79 milhões de habitantes. Desde o início de Dezembro que os partidos da oposição e o círculo próximo de Kabila estão envolvidos em negociações, mediadas pela Igreja Católica, para tentar marcar eleições presidenciais.

Porém, o objectivo imediato já falhou. Kabila vai manter-se no poder após o término oficial do seu terceiro mandato – e último, segundo a Constituição –, marcado para segunda-feira. Os negociadores pretendem regressar às conversações na quarta-feira, mas teme-se que seja já demasiado tarde para evitar confrontos nas ruas. Pretende-se chegar a acordo para que seja aberto um período de transição para a saída de Kabila e para que sejam organizadas eleições presidenciais.

O Governo diz que não há condições para que seja possível marcar eleições antes de 2018, por causa da desactualização dos cadernos eleitorais. Mas a oposição vê nestas justificações apenas uma forma de Kabila tentar manter-se no poder, para proteger os interesses económicos que acumulou ao longo dos seus 15 anos como Presidente.

A incerteza na República Democrática do Congo tem levado a confrontos violentos. Em Setembro, dezenas de pessoas foram mortas pelas forças de segurança e as sedes dos partidos da oposição foram incendiadas. Para este domingo estão marcados novos protestos na capital, Kinshasa, e o falhanço das negociações vem agravar as preocupações de que haja confrontos violentos. Para tentar tirar força às manifestações, o Governo vai bloquear o acesso às redes sociais durante várias horas este domingo, segundo a Radio France Internationale.

“Há um sério risco que o Congo possa mergulhar na violência generalizada e no caos nos próximos dias, com repercussões potencialmente voláteis em toda a região”, avisa o director-executivo da Human Rights Watch, Kenneth Roth.

Na sexta-feira, o Governo belga aconselhou os seus cidadãos “cuja permanência não seja essencial” a não viajar para o país e pediu “grande vigilância” aos que vivem no Congo – calcula-se que haja quatro mil belgas a viver na antiga colónia. No início do mês, o Departamento de Estado norte-americano já tinha divulgado um alerta para a possibilidade de “manifestações em larga escala e instabilidade civil em torno do dia 19 de Dezembro”.

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar