Governo autoriza licença de produção e acesso à rede do parque eólico de Viana do Castelo

O cabo que ligará o parque eólico a terra está orçamentado em 48 milhões. Será “integralmente suportado por fundos comunitários e de apoio à inovação”.

Foto
O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches Enric Vives-Rubio

O Governo autorizou a licença de produção de electricidade e o ponto de acesso à rede energética pela WindPlus, a empresa responsável pelo parque eólico offshore situado ao largo de Viana do Castelo, designado de Windfloat.

Em comunicado divulgado neste sábado, o gabinete do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, informa que ficam assim cumpridas as "duas condições determinantes" para o arranque da fase pré-comercial deste projecto, cuja potência máxima instalada será de 25.000 kVA, sendo constituído por três a quatro aerogeradores.

O cabo que ligará o parque eólico a terra, que está orçamentado em 48 milhões de euros, "será integralmente suportado por fundos comunitários e de apoio à inovação" e não pelos consumidores, como estava inicialmente previsto, adianta a mesma nota.

O gabinete de Jorge Seguro Sanches informa ainda que o parque eólico Windfloat já tem financiamento "através do Programa Europeu NER300 e do Fundo Português de Carbono".

Na semana passada, o Governo anunciou a conclusão dos procedimentos para a instalação de uma plataforma marítima de produção de electricidade, ao largo de Viana do Castelo, no âmbito do projecto eólico Windfloat.

Em causa está o projecto Windfloat Atlantic, de aproveitamento da energia das ondas, coordenado pela EDP, através da EDP Renováveis, que integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a capital de risco Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.

Sugerir correcção
Comentar