Apoios vários, a mesma burocracia

É comum ver companhias com créditos firmados como o Teatro da Cornucópia receberem as maiores fatias do financiamento. Mesmo quando isso significa, como nos últimos anos, uma redução substancial em relação ao passado.

Foto
Propriedade Privada, de Olga Roriz, reposição no Teatro Rivoli, Porto, em Junho de 2015 Paulo Pimenta

O Estado investe na criação artística – dança, teatro, música, artes plásticas, arquitectura, cruzamentos disciplinares – e na sua produção e difusão através da DGArtes, organismo ligado ao Ministério da Cultura (MC). As modalidades de apoio variam consoante as estruturas e é comum ver companhias com créditos firmados e um percurso já longo, como o Teatro da Cornucópia, receberem as maiores fatias do financiamento e por períodos mais longos. Mesmo quando isso significa, como nos últimos anos, uma redução substancial em relação ao atribuído no passado.

O regime destes apoios financeiros é determinado pela lei e tem critérios bem definidos através de um regulamento que é por muitos considerado altamente burocrático, dando origem a candidaturas que às vezes se perdem em pormenores de secretaria.

O bolo dos apoios, que sai de um orçamento que em 2017 se prevê venha a contar com 20 milhões de euros (mais 3,8% do que o anunciado para 2016), é distribuído pelos vários artistas, companhias e formações de acordo com um calendário que, nos últimos anos, tem sofrido interrupções.

As modalidades de apoio são várias. Entidades como a Cornucópia, o Teatro de Marionetas do Porto ou a companhia da coreógrafa Olga Roriz foram subsidiadas ao abrigo dos apoios a quatro anos (2013-2016), mas outras há que têm de se submeter a concurso de dois em dois anos ou mesmo anualmente. Para muitos, os subsídios – palavra de muitas polémicas – só acontecem para projectos específicos (os que exigem um menor esforço financeiro e partem, por regra, de estruturas mais pequenas) ou como incentivo à promoção no estrangeiro. Estes dois últimos programas – os chamados Pontuais e de Apoio à Internacionalização – acabam de ver anunciadas as verbas a distribuir: 900 mil euros nos primeiros (para 50 projectos) e 400 mil para os segundos (29 entidades).

Miguel Honrado, secretário de Estado da Cultura, garantiu em Julho aos deputados da comissão de Cultura que o Governo está a trabalhar na revisão do regime de apoio à criação, produção e difusão das artes. Dois meses mais tarde, em entrevista ao PÚBLICO, explicou por que razões a tutela considerava "importantíssimo pensar num novo modelo", já que o actual perdera claramente a capacidade de responder às necessidades do sector: "O MC tem por obrigação, através da Direcção-Geral das Artes, manter uma relação com o sector que vá muito além do financiamento – embora esse seja um dos pilares dessa relação. A visão em que a DGArtes caiu nos últimos anos de ser um guichet de distribuição de financiamento tem de ser contrariada e revertida." 

Desde então, a tutela tem prometido abrir concursos há muito adiados e tem vindo a abrir alguns deles. O novo modelo está, no entanto, ainda em preparação.

Sugerir correcção
Comentar