Fado Barroco, uma semente que deu fruto

Os Músicos do Tejo chegaram-se mais ao fado e este acabou por triunfar na Gulbenkian, na noite de 14 de Dezembro, até na subversão dos aplausos.

Fotogaleria
Os Músicos do Tejo na Gulbenkian com Fado Barroco (na voz, Ricardo Ribeiro) © Gulbenkian Música/Márcia Lessa
Fotogaleria
Ricardo Ribeiro a cantar. À esquerda, sentado, o maestro Marcos Magalhães; à direita, no cravo, Marta Araújo © Gulbenkian Música/Márcia Lessa
Fotogaleria
Ana Quintans num momento da sua actuação em Fado Barroco © Gulbenkian Música/Márcia Lessa
Fotogaleria
Ricardo Ribeiro com Jarrog Cagwin (percussão), Miguel Amaral (guitarra) e Marco Oliveira (viola) © Gulbenkian Música/Márcia Lessa
Fotogaleria
Ana Quintans e Ricardo Ribeiro no Dueto de marujo e regateira © Gulbenkian Música/Márcia Lessa
Fotogaleria
Os agradecimentos finais, terminado o espectáculo © Gulbenkian Música/Márcia Lessa

Desde a edição de Sementes do Fado, disco muito bem recebido pela crítica, em 2007, que Os Músicos do Tejo têm mantido viva a procura de ligações, na música, entre o barroco português e as origens do fado. E se Sementes do Fado contava com a guitarra portuguesa de Ricardo Rocha, a par da voz de Ana Quintans, o mais recente Fado Barroco (estreado em Helsínquia, no dealbar do ano de 2016 e agora apresentado pela primeira vez em Portugal, na Gulbenkian, na noite de 14 de Dezembro) junta à voz da soprano uma outra, a do fadista Ricardo Ribeiro, tendo na guitarra portuguesa Miguel Amaral e na viola o também fadista Marco Oliveira, que em Junho passado tocara com Os Músicos do Tejo em Modinhas-Luso Brasileiras, também na Gulbenkian.

Isto anda tudo ligado? Sim, anda. Até porque, para a estrutura de Fado Barroco (apresentado em seis capítulos, cada qual com uma designação histórico-musical específica) concorreram “peças” dos trabalhos anteriores, sendo este uma natural (e, em geral, feliz) síntese das pesquisas feitas, sob a direcção do maestro Marcos Magalhães e da cravista Marta Araújo. Mas a ligação não se ficou pelo barroco, recuando até à Idade Média, e, aproveitando a “boleia” da experiência do cruzamento do canto de Ricardo Ribeiro com a música do libanês Rabih Abou-Khalil, também às influências árabes-andaluzas na cultura portuguesa. O início, ou primeiro capítulo, dedicado à guitarra portuguesa como “símbolo”, abriu com Carlos Paredes, o incontornável Verdes Anos, (que Miguel Amaral tocou de forma escorreita, mas sem ombrear com a magia do seu autor), prosseguiu com um Minuete de António da Silva Leite (1759-1833), que no disco Sementes de Fado coube a Ricardo Rocha tocar; e terminou com Luz de Outono, uma peça do próprio Miguel Amaral com arranjo orquestral, num meio-termo entre a bela melancolia do tema de Paredes e a vivacidade do instrumental de Silva Leite. Um bom começo, com a “voz” entregue às cordas.

O capítulo segundo, Portugal medieval, raízes árabes e galaicas, recuou ao século XIII, à 23.ª das Cantigas de Santa Maria, Como Déus fez vinno d’agua ant’Arquetecrinno, cantado num coral a várias vozes, seguindo-se Bach (a Sinfonia da cantata Mer hahn en neue Oberkeet BWV 212) e José Régio musicado por Rabih Abou-Khalil para Ricardo Ribeiro, Soneto de Amor. Uma viagem de séculos, para estabilizar no barroco, ao terceiro capítulo, todo ele preenchido com obras de Francisco António de Almeida (1702-1755), primeiro com o Venerandum do Te Deum, depois com dois excertos de obras que Os Músicos do Tejo já apresentaram na íntegra: Il Trionfo d’Amore (In queste lacrime, Arsindo, specciati) e La Spinalba (Un cor, ch’ha per costume). Ana Quintans, apesar de constipada (como Marcos Magalhães fez questão de avisar, no início do espectáculo), suportou estoicamente o esforço vocal e “venceu” com brio a indesejada maleita.

O quarto capítulo foi entregue, por inteiro, ao fado. E só foi pena que o microfone de Ricardo Ribeiro estivesse abaixo (até fisicamente) do desejado. O Fado Menor de Destino Marcado (de Fernando Farinha) soou demasiado longínquo, embora emotivo e pungente; o Fado Corrido de Olhos Estranhos (do conde Sobral) teve mais sorte; o Fado Cravo De Loucura em loucura, de Marceneiro, teve direito a um sonoro “Bravo!”; e o Fado do Alentejo, que Ricardo tão bem canta e se emociona a cantar, foi parcialmente “roubado” pelo microfone, que não estava em condições de captar as frases mais graves e assumidamente sotto voce. Mesmo assim, uma excelente prestação, onde Ricardo, acompanhado à guitarra e à viola, destilou espírito fadista, mesclado em modulações que lembram, a espaços, o voo dos cantos árabes e o fraseado do melhor flamenco.

Aqui, quebrou-se a natural disciplina da clássica e vingou a emotividade do fado, passando os restantes trechos a serem aplaudidos um a um e não no final de cada capítulo, como mandam as regras do meio. Seguiram-se, numa cambalhota temporal, lunduns e modinhas. A eles dedicado, o quinto capítulo abriu com Sinfonia em Ré, de António Cláudio Pereira (1780-1820), continuou com um inusitado (mas divertido) dueto vocal entre Ana Quintans e Ricardo Ribeiro, da opereta setecentista-oitocentista (estreou-se em 1801!) Entremez das Regateiras Zelozas, precisamente o Dueto de marujo e regateira; e fechou com o belíssimo lundum Os efeitos da ternura, a que Ricardo, com a viola e também a voz de Marcos Oliveira, deu o embalo de uma cantiga de roda.

O sexto capítulo abriu com Camões, Oulman e Amália unidos nesse tema maior que é Com que voz mas que, ajustado ao timbre de Ana Quintans, resultou num equívoco. Ela não merecia tal “partida”, constipada ou não, porque os graves e médios que o tema exige soaram desajustados na sua voz de soprano. Ajustado, isso sim, foi O Pastor, dos Madredeus, que encerrou o capítulo depois do Romance de Afonso Lopes Vieira (1878-1946): o cruzamento nele contido entre o fado e a pop, escolhido para fechar o espectáculo, teve em Ana Quintans uma intérprete ajustadíssima, em termos tonais, lá onde a nossa memória revê ainda o timbre cristalino de Teresa Salgueiro.

E como o fado vinha levando os hábitos de vencida, houve dois encores exigidos pelos aplausos. Primeiro, com uma repetição do Dueto de marujo e regateira, de novo Ana Quintans e Ricardo Ribeiro “atirados” para os alvores do século dezanove. Depois, com um inesperado solo absoluto de Marco Oliveira (cuja vocalização foi deveras impressionante, perante o devoto silêncio da audiência) na modinha Hei de amar-te até morrer, cuja origem e criação ainda hoje é motivo de controvérsia mas que terá sido composta no Brasil (há quem diga que na Bahia) no século XIX. Esta modinha fizera parte do repertório do espectáculo Modinhas Luso-Brasileiras, onde Marco Oliveira também participou. Espantosamente, ou talvez não, a estrutura vocal e melódica desta modinha revela um claro parentesco com o chamado Fado de Coimbra, que não é mais do que a única canção estudantil do mundo cuja existência se conhece, se comprova e se mantém e que, por isso, deveria ser reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Em Helsínquia, o espectáculo teve como subtítulo Do século XIII até anteontem. Mesmo que pudesse ter arriscado outro repertório ou configuração, Fado Barroco fica como o espectáculo de síntese onde Os Músicos do Tejo mais se aproximaram ao fado. O que virá a seguir não se sabe, mas valeu a iniciativa, que acabou por ser um interessante momento de partilha com o público.

Sugerir correcção
Comentar