Governo vai manter programa de expansão das Lojas do Cidadão

Inaugurada em Belmonte a 44.ª loja desta rede nacional. Segue-se Santarém.

Foto
Marco Duarte

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, garantiu nesta sexta-feira que o Governo continuará a apostar na expansão das lojas do cidadão, de modo a abranger concelhos mais pequenos.

"É um programa para continuar em todo o país; não apenas nas grandes cidades - como foi inicialmente o projecto - mas sim como forma de modernizar e melhorar o serviço em todos os concelhos onde prestamos serviço público, tenham [esses concelhos] 400 mil habitantes, 40 mil ou quatro mil", afirmou, em Belmonte, distrito de Castelo Branco, onde foi inaugurada a 44.ª Loja do Cidadão.

Adiantando que na próxima semana será inaugurada a Loja do Cidadão de Santarém, Maria Manuel Leitão Marques também sublinhou a forte progressão que se tem registado com a nova geração da Loja do Cidadão, já que em 2005 havia apenas nove espaços.

Um projecto que, salientou, é um "bom exemplo" de colaboração dos serviços públicos, de parcerias e de optimização e eficiência nos recursos e na redução de custos. Por outro lado, é também um importante contributo para "garantir a coesão territorial e social", bem como a valorização do Interior inscrita no programa do executivo.

A governante salientou ainda que se contribui para que os cidadãos possam continuar a viver no local que escolheram porque quando os serviços encerram nos territórios "também a população acaba por desaparecer". "Não retiramos serviços, modernizamos de forma mais racional, em conjunto, em colaboração, com economia de custos e também com melhor qualidade para todos", referiu.

Além disso, há uma componente "inclusiva", porque se disponibilizam todos os serviços que o Estado tem na internet aos cidadãos que "não sabem, não podem ou não gostam" de os utilizar por essa via.

"Trazemos para Belmonte um projecto exemplar de serviço público e quando digo exemplar não digo apenas neste país, digo no contexto internacional, nas diferentes partes do mundo onde tive oportunidade de o apresentar", acrescentou.

Um projecto que também mereceu os elogios do presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, que defendeu que o novo espaço vem facilitar a vida às pessoas, além de conferir maior dignidade aos serviços e aos funcionários e de ser um exemplo de reabilitação urbana.

Esta loja fica no edifício do antigo mercado municipal, perto da Câmara Municipal, e implicou um investimento global de 549 mil euros: 466 mil euros financiados no âmbito do FEDER e 82 mil assegurados pela Câmara Municipal de Belmonte.

O espaço contará com serviços do Instituto dos Registos e Notoriedade, das Finanças, do Instituto de Segurança Social, da Direcção Regional de Agriculturas e Pescas do Centro, bem como com um Espaço do Cidadão e um Balcão da Câmara Municipal e serviços da Direcção Regional de Agriculturas e Pescas do Centro.

Sugerir correcção
Comentar