Alunos de Alter do Chão criam projecto para aprender e ensinar línguas

O projecto "Bla", ou "Biblioteca de Línguas em Acção" vai ser aplicado no Agrupamento de Escolas de Alter do Chão ainda este ano.

Foto
Os alunos vão utilizar o computador para aprender inglês e espanhol com outros alunos nativos MANUEL ROBERTO

“Aprende a Descodificar o Teu Mundo” foi o desafio lançado aos alunos de todas as escolas do país, pela Rede de Bibliotecas Escolares. Pretendia-se que apresentassem uma ideia inovadora que melhorasse a biblioteca da sua escola. Dos quase 50 projectos submetidos, o vencedor foi o “Bla”, ou “Biblioteca de Línguas em Acção”, da autoria de um grupo de três alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão.

Os vencedores, Ana Mafalda Alexandre, Tomás Calha e Vitória Ciucâ, propuseram a criação do serviço “Bla”. O objectivo é consolidar os conhecimentos em várias línguas, estabelecendo uma ponte entre alunos portugueses, ingleses e espanhóis.

Os alunos portugueses aprendem espanhol e inglês no contexto de uma conversa real, com um jovem da mesma idade. Em troca, ensinam a sua língua materna – tudo isto pela Internet, nos computadores da biblioteca e sob supervisão.

Esta não foi a única proposta que promovia o uso da tecnologia na biblioteca. Isabel Mendinho, do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, conta que “houve uma proposta que envolvia o uso de códigos QR na biblioteca, para apresentar críticas aos livros que já foram lidos”. Outra promovia a utilização de “livros digitais em dispositivos móveis, recorrendo à realidade aumentada”.

“Todos os anos lançamos um desafio às escolas, em Outubro, no mês das bibliotecas. Já é tradição”, explica Teresa Santa Clara, do mesmo Gabinete. Mas este ano, pela altura do 20.º aniversário da Rede de Bibliotecas Escolares, pensou-se em premiar a melhor ideia do ano. O prémio seria, ao mesmo tempo, uma homenagem a Teresa Calçada, uma das fundadoras da Rede de Bibliotecas Escolares e sua coordenadora entre 1996 e 2013.

A cerimónia de entrega do primeiro prémio Teresa Calçada decorre esta sexta-feira na vila alentejana de Alter do Chão e vai contar com a presença do Delegado Regional do Alentejo, Manuel Maria Barroso, o presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Joviano Vitorino, a directora do agrupamento de escolas, Ana Marques, a Presidente do Conselho Geral, Rita Roque, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva e a própria Teresa Calçada.

O projecto vencedor vai ser aplicado no Agrupamento de Escolas vencedor ainda durante este ano lectivo. 

Sugerir correcção
Comentar