Neste calendário todos os dias são uma aventura

Doze ilustrações, uma história para cada mês. Os “Salticontos”, estudantes de design da ESAD, criaram um projecto em que todos podem ser o herói da sua própria história

Fotogaleria
SALTINCONTOS
Fotogaleria
SALTINCONTOS

Março recorda a alegria pela chegada da Primavera e o calor de Julho dá vontade de ir à praia. Nos dias mais quentes de Maio podemos estender uma toalha no parque e fazer um piquenique ao ar livre. Já em Setembro começamos a ver as primeiras folhas secas no chão. Mais um saltinho e, de repente, já estamos a celebrar o Dia de São Martinho e o Natal. Cada mês do ano pode ser uma história diferente. Helena Soares, Sara Costa, Ângelo Borges e Andreia Costa apresentaram recentemente o seu novo projecto: o calendário “2017 - Todos os dias são uma aventura”, inspirado nos momentos mais marcantes do novo ano, mantém o conceito principal dos “Saltincontos”. Nestas ilustrações soltas podes ser o herói da tua própria história.

Estudantes do mestrado em Design e Comunicação na Escola Superior de Arte e Design (ESAD) de Matosinhos, uniram a paixão pelo design, escrita e ilustração para criar um projecto conjunto onde pudessem criar produtos que dão ao leitor a liberdade de personalizar a sua própria história. Tudo começou em 2014, pouco antes da Feira Medieval de Santa Maria da Feira, quando decidiram apresentar uma proposta para o evento: um livro infantil inspirado na Idade Média que cativasse os mais pequenos, heróis e heroínas dos seus próprios contos.

Dois anos depois, o quarteto continua a apostar em produtos personalizados. “Começamos por adaptar o projecto à linguagem medieval e agora optamos por uma abordagem diferente, adaptada à linguagem contemporânea de forma a ganharmos mais liberdade”, conta Sara Costa ao P3. Foi assim que surgiu a ideia de criar um calendário com capa a serigrafia dourada e 12 ilustrações, uma para cada mês, para agendar as mais diversas aventuras.

Neste calendário, não são retratadas histórias de derrotar dragões e salvar princesas, mas procura-se desenhar as aventuras do quotidiano. “O calendário abriu-nos passagem para pensarmos na linguagem ilustrativa dos Saltincontos, mantendo a ideia de criar um produto pessoal inspirado nas aventuras de cada um”. As ilustrações são só o início, as histórias surgem depois e são fruto do imaginário do dono do calendário.

Foto

Além do calendário e da publicação de três livros de capa dura com títulos impressos a dourado, os “Saltincontos” têm outras criações, também ligadas às histórias e ilustrações, como cadernos cosidos à mão e máscaras das personagens. Para o próximo ano já está a ser preparada uma nova história. Os jovens esperam alargar o leque de produtos com o lançamento do quarto livro infantil e de uma agenda. Os calendários podem ser comprados por e-mail ou na página de Facebook do projecto, por 10 euros.

Sugerir correcção
Comentar