PS chama Centeno e Domingues "para salvar PSD" de contradições

PSD queria ouvir os dois responsáveis na comissão de inquérito, mas PS propõe a sua audição na comissão permanente.

Foto
João Galamba é porta-voz do PS Nuno Ferreira Santos

O porta-voz do PS anunciou, nesta sexta-feira, que serão apresentados requerimentos socialistas para audições ao ministro das Finanças e ao presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, na respetiva comissão parlamentar permanente, "para salvar o PSD das suas próprias contradições".

João Galamba falava aos jornalistas nos Passos Perdidos do Parlamento depois de, na véspera, o vice-presidente da bancada social-democrata Hugo Soares ter acusado os partidos da maioria de "bloquear" um requerimento potestativo para audições de Mário Centeno e António Domingues na comissão de inquérito sobre a CGD.

"Para salvar o PSD das suas próprias contradições e do abandalhamento que querem imprimir à comissão de inquérito, apresentámos nós o requerimento", ironizou o deputado socialista.

João Galamba considerou "nulos" os "requerimentos do PSD para ouvir estas personalidades na comissão de inquérito", uma vez que violam "o objecto daquela comissão".

"Não tem como objetivo ser uma comissão aberta para o futuro. É sobre o passado da CGD e o que nos trouxe até aqui. Não podemos ter uma comissão de inquérito sem objecto definido em que, de cada vez que há uma notícia sobre a CGD ou um acto de gestão que deputados entendam dever ser escrutinado - isso não cabe numa comissão de inquérito, sob o risco de a tornar permanente", disse.

Sugerir correcção
Comentar