Human Rights Watch denuncia repressão de jornalistas e media na Turquia

Relatório denuncia violações dos direitos humanos e tentativas de “silenciamento”.

Foto
Segundo a Human Rigths Watch, o Governo turno tem 148 jornalistas detidos Reuters/JASON REED

A repressão dos meios de comunicação social pelo Governo da Turquia "acelerou-se depois do golpe de estado falhado de 2016", denunciou, esta segunda-feira, a organização Human Rigths Watch (HRW), de defesa dos Direitos Humanos.

"Manter 148 jornalistas na prisão e fechar 169 meios de comunicação social ao abrigo do estado de emergência mostra como a Turquia está a violar deliberadamente os princípios básicos dos Direitos Humanos e o estado de direito em democracia" disse Hugh Williamson, diretor da HRW na Europa e na Ásia.

Num relatório sobre o "silenciamento" dos meios de comunicação social turcos "críticos" do Governo, publicado esta quinta-feira, a HRW detalha que estão a ser usadas várias estratégias para controlar os jornalistas. Por um lado, a justiça processa e determina a prisão de jornalistas com base em acusações falsas de terrorismo ou de delitos contra o Estado.

A HRW também diz ter agressões físicas e ameaças a jornalistas e órgãos de comunicação social documentadas. A repressão manifesta-se ainda em pressões para o despedimento de jornalistas e em ingerências na linha editorial. Além disso, o Governo confisca ou fecha meios de comunicação social privados, restringe o acesso a sinais de transmissão audiovisual e fecha televisões privadas.

A HRW alerta que a repressão não se dirige só a meios de comunicação social alegadamente ligados ao movimento do religioso Fethullah Gülen, a quem o Governo turco acusa de estar por trás da tentativa de golpe de estado de Julho.

O relatório da organização dá ainda detalhes sobre o acesso limitado de jornalistas a zonas do sudeste do país, e população maioritariamente curda, onde há confrontos entre o exército e o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Jornalistas citados no relatório descrevem ameaças, detenções e maus-tratos por parte das forças de segurança turcas.

A organização pede ao Governo da Turquia para acabar com as detenções de jornalistas por causa daquilo que escrevem ou de alegas filiações partidárias. O relatório foi feito com base em entrevistas a 61 jornalistas, editores, advogados e defensores da liberdade de imprensa, alguns deles presos.

"No passado, os jornalistas eram mortos na Turquia. Este Governo está a matar completamente o jornalismo", disse um dos entrevistados citados no documento.

Sugerir correcção
Comentar