Zorrinho quer central de Almaraz fechada por falta de garantias

Portugal já pediu reunião com Espanha para debater o tema.

Foto
DR

O eurodeputado Carlos Zorrinho defendeu nesta quinta-feira o encerramento da central nuclear espanhola de Almaraz, por considerar que não há garantias suficientes de que esteja a funcionar com normalidade.

Numa nota enviada à Lusa, o eurodeputado português sustenta que, com base no conhecimento que tem do dossiê, "a solução ideal é o encerramento da central".

"Enquanto essa decisão não é tomada, nenhum investimento deverá ser iniciado, para prolongar a vida da central, sem que se faça um estudo detalhado das condições de segurança e dos impactos ambientais, dos dois lados da fronteira [luso-espanhola], e sem que entre em vigor a nova directiva que regula o sector, e que Espanha tem de transpor até Agosto do próximo ano", afirma.

O assunto Almaraz mereceu já um pedido de reunião por parte do Governo português às autoridades espanholas, que se disponibilizaram para o encontro.

Para Carlos Zorrinho existe "grande expectativa no encontro de trabalho oportunamente solicitado pelo Governo de Portugal ao Governo de Espanha".

A funcionar desde o início da década de 1980, a central está situada junto ao Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar