Mário Soares continua em estado crítico

Antigo Presidente da República reage a estímulos externos e começou a ser alimentado por sonda.

Foto
Enric Vives-Rubio

Mário Soares, de 92 anos, continua em estado crítico e inconsciente, mas já começou a ser alimentado por uma sonda. José Barata, porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, adiantou, no relatório feito às 19h, que "ocorreram alterações ligeiras do estado de consciência" do antigo Presidente da República, "que se encontra mais reactivo aos estímulos externos".

Mário Soares, acrescentou, está a ser alimentado por uma sonda nasogástrica e os exames clínicos realizados "não revelam agravamento dos parâmetros".

Quando foi questionado pelos jornalistas se estes dados apontam para uma melhoria, o porta-voz foi cauteloso e disse que essa era uma conclusão tirada pelos próprios jornalistas, frisando que o dirigente histórico do PS, "continua numa situação crítica de prognóstico reservado".

O relatório sobre o estado de saúde de Soares estava previsto para as 18h, mas acabou por ser adiado para as 19h.

No relatório feito à hora do almoço, o porta voz do hospital  já tinha dito que o antigo Presidente da República começou a reagir a estímulos.

Mário Soares foi internado na madrugada desta terça-feira "em situação crítica". O dirigente histórico socialista, antigo primeiro-ministro e antigo Presidente da República foi sujeito a "exames de avaliação de vários órgãos e funções" no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, estando "debaixo de intensa vigilância médica" há mais de 24 horas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários