Bill Gates lança fundo para investir em energia renovável

O Breakthrough Energy Venture vai disponibilizar mil milhões de dólares a empresas da área da produção de electricidade, agricultura e transportes.

Foto
O objectivo é contribuir para a redução das emissões de CO2 MANUEL ROBERTO

O fundador da Microsoft, Bill Gates, criou em conjunto com outros pesos-pesados da tecnologia e da indústria da energia um fundo de investimento de mil milhões de dólares (941 milhões de euros), o Breakthrough Energy Venture, destinado a ajudar empresas que produzam energia renovável e “limpa”.

Ao longo de 20 anos, este fundo vai injectar dinheiro em empresas com capital de risco na área da energia. Como requisito, estas empresas têm de criar opções energéticas com baixas emissões de carbono. O objectivo é reduzir as emissões globais de CO2, lê-se no comunicado divulgado no site do projecto.

Segundo a Bloomberg, o investimento será direccionado para áreas como a produção e o armazenamento de electricidade, agricultura e transportes.

Jezz Bezos (Amazon), Vinod Koshla (Sun Microsystems), Jack Ma (Alibaba), o príncipe da Arábia Saudita Alwaleed Bin Talal (fundador da Kingdom Holding) e John Arnold (bilionário do comércio de gás natural) são outros dos nomes desta coligação, que conta com 21 elementos.  

O projecto arrancou há um ano e é lançado agora. “É uma honra trabalhar com estes investidores na criação de alicerces poderosos de investimento público na investigação de base”, diz Gates, citado no comunicado. “O nosso objectivo é construir empresas que consigam fornecer energia fiável, barata e livre de emissões para o mundo”.

Gates defende que a única maneira de travar as alterações climáticas é cortar de vez nos gases de efeito estufa – e não é o único. A Google já anunciou que, em 2017, apenas vai usar energias renováveis

Sugerir correcção
Comentar