Autárquicas: Álvaro Amaro na linha de partida do PSD para Coimbra

O presidente da Câmara da Guarda ainda não tomou uma decisão, mas o seu nome é o que está em melhores condições para tirar a autarquia de Coimbra ao PS

Foto
Álvaro Amaro prestes a trocar a Guarda por Coimbra Ricardo Castelo \ NFACTOS

PSD deverá apostar em Álvaro Amaro para a Câmara de Coimbra nas eleições autárquicas de 2017. O actual presidente da Câmara da Guarda e líder da ASD (Autarcas Sociais-Democratas) é o nome melhor posicionado para disputar as eleições em Coimbra com o socialista Manuel Machado, que se recandidata a um segundo mandato.

Em declarações esta terça-feira ao PÚBLICO, Álvaro Amaro assume que será candidato, mas não revela se à Guarda, de novo, se a Coimbra. “Ainda não é tempo de se tomar qualquer decisão. As eleições autárquicas vão ser um combate difícil e todos deverão estar disponíveis para esse combate”, afirma o autarca social-democrata.

“Este é o momento de dar a cara e ninguém pode ficar no sofá à espera de ser nomeado para um futuro Governo ou para outra coisa qualquer. Eu não vou ficar no sofá. Todos têm de participar porque este é o primeiro acto eleitoral depois da constituição do governo inédito das esquerdas”, desafia o presidente dos Autarcas Sociais-Democratas.

Álvaro Amaro tem um currículo de vitórias autárquicas invejável. Em 2013 candidatou-se à Câmara da Guarda, em coligação PSD/CDS, e ganhou, derrubando 37 anos de poder socialista, o seu anterior combate fora Gouveia, (2011) outro município socialista que o social-democrata conquistou e que liderou durante três mandatos consecutivos.

Há já algum tempo que o seu nome era apontado para ser candidato a Coimbra, a cidade onde estudou e sempre viveu. Se a escolha recair no actual autarca da Guarda, o combate será feito entre dois estudantes de Economia, uma vez que Amaro e Machado foram colegas de curso em Coimbra.

Em Novembro passado, na Academia do Poder Local, que decorreu na Guarda, por iniciativa da ASD, Álvaro Amaro pediu o empenho do partido para as eleições autárquicas e disse na presença de Pedro Passos Coelho que era “possível” o PSD ganhar a Associação Nacional de Freguesias e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses”. “Sabemos que é um combate difícil, mas se todos, desde o primeiro [leia-se Passos Coelho] ao mais humilde [militantes], estivermos empenhados nisso [vamos conseguir] ”, declarou o autarca da Guarda.

No caso de Amaro avançar para Coimbra, o mais provável é que Carlos Chaves Monteiro, vice-presidente da Câmara da Guarda, que tutela os pelouros da Administração, Finanças, Recursos Humanos e Património, seja o candidato do PSD na autarquia egitaniense.

O PSD prepara-se para fazer sondagens em Coimbra e muito provavelmente também na Guarda para depois decidir as escolhas autárquicas que sejam vencedoras. Se decidir trocar a Guarda por Coimbra, Amaro deverá ter o apoio do CDS.

Os dois partidos, que ao fim da tarde desta terça-feira assinam um acordo geral para as coligações locais, deverão concorrer juntos em mais de 100 câmaras. De fora deste acordo de princípio ficam Lisboa e Porto.

Sugerir correcção
Comentar