Marco Martins e Nuno Lopes premiados no festival de cinema de Macau

Realizador e protagonista de São Jorge distinguidos nas respectivas categorias.

Foto
Nuno Lopes é o protagonista de São Jorge DR

Os portugueses Marco Martins e Nuno Lopes venceram esta terça-feira os prémios de melhor realizador e melhor actor, respectivamente, com o filme São Jorge, no primeiro Festival Internacional de Cinema de Macau.

O realizador recebeu os dois prémios em Macau, e Nuno Lopes, que está em Lisboa a ensaiar a peça A Noite da Iguana, de Tennessee Williams, que vai ter estreia em Janeiro no Teatro S. Luís, agradeceu o galardão numa declaração em vídeo.

São Jorge, que conta a história de um pugilista desempregado que trabalha em cobranças de dívidas para sobreviver, fez a sua estreia na Ásia em Macau, entre os 50 filmes de mais de 20 países e regiões apresentados neste festival.

"É uma honra para mim", disse Nuno Lopes, numa declaração em vídeo difundida na cerimónia da atribuição dos prémios. O actor agradeceu ao treinador de boxe que o ajudou a preparar o papel, e dedicou o prémio ao "melhor amigo e melhor realizador, Marco Martins". Nuno Lopes já tinha vencido o Prémio Especial de Melhor Actor na secção "Orizzonti" do Festival de Cinema de Veneza, em Setembro, pelo mesmo papel.

Ao receber o prémio de melhor realizador, Marco Martins disse que o seu filme "foi muito difícil de fazer", e recordou que tinha demorado cinco anos a concluí-lo.

Nesta edição inaugural do festival de Macau, o prémio de melhor filme foi atribuído a The Winter (Argentina), de Emiliano Torres, e Free Fire (Reino Unido), de Ben Wheatley, ganhou o de melhor argumento. O prémio de melhor actriz foi para Lyndsey Marsal, pelo papel no filme Trespass Against Us (Reino Unido), de Adam Smith; e o de melhor jovem actriz foi para Jennifer Yu, em Sisterhood, da realizadora macaense Tracy Choi, que venceu também o prémio do público.

O júri foi presidido pelo realizador e produtor indiano Shekhar Kapur, e atribuiu o Prémio do Júri a Trespass Against Us.

No domingo, os cineastas portugueses João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata ganharam um financiamento de 10 mil dólares para o projecto de uma nova longa-metragem, San Ma Lo 270.

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários