Benfica contra o melhor ataque, FC Porto contra a melhor defesa

Sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ditou que os “encarnados” têm o vice-campeão alemão Borussia Dortmund pela frente, enquanto os “dragões” defrontam a pentacampeã italiana Juventus

Foto
AFP/MARCO BERTORELLO

A missão das duas equipas portuguesas sobreviventes nas competições europeias não será fácil, com o sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões a colocar adversários de respeito, com títulos europeus no currículo, no caminho de Benfica e FC Porto. Os “encarnados” vão enfrentar o Borussia Dortmund, que foi adversário do Sporting na fase de grupos. Os alemães tiveram o ataque mais concretizador nesta etapa do torneio, com 21 golos marcados em seis jogos, à média de 3,5 golos por partida. Já o FC Porto terá pela frente a Juventus, pentacampeã de Itália e que nos seus encontros da fase de grupos concedeu apenas dois golos – divide o título de melhor defesa com Copenhaga e Atlético de Madrid.

“Após jogos contra o FC Porto e o Sporting, defrontamos agora a terceira equipa grande de Portugal no período de dois anos. Estamos ansiosos por jogos emocionantes e empolgantes contra o clube mais vezes campeão de Portugal e actual líder da Liga”, confessou o treinador do Borussia Dortmund, Thomas Tuchel, citado pela UEFA. Os oitavos-de-final proporcionam uma terceira viagem a Portugal em poucos meses (a primeira mão, na Luz, está marcada para 14 de Fevereiro): em Fevereiro, defrontaram os “dragões” nos 16 avos-de-final da Liga Europa, e mais recentemente jogaram com os “leões” no Grupo F da Champions – tendo obtido quatro vitórias em outros tantos jogos.

Um dos mais rematadores da fase de grupos, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang assinou quatro golos pelo Borussia – e é o melhor marcador da Bundesliga, com 15 golos em 14 jornadas. Marco Reus (três golos e duas assistências) e Ousmane Dembélé (um golo e quatro assistências) também estiveram em destaque na fase de grupos. “Vão ser dois grandes jogos e vai ser uma eliminatória difícil. O Borussia fez um grande investimento este ano na tentativa de recuperar o título nacional, mas também de atingir metas europeias, em ir longe”, assinalou Lourenço Coelho, representante do Benfica no sorteio.

Para o FC Porto haverá um regresso a Itália: após afastar a Roma, na eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa de Nuno Espírito Santo enfrenta nos oitavos-de-final a Juventus. Os bianconeri sofreram apenas dois golos e são uma de seis equipas a chegar a esta etapa da competição sem perder. “Um bom sorteio para nós? Isso é sempre muito relativo. Não podemos nunca subestimar um adversário nesta fase da competição. A expectativa é que a Juve chegue sem dificuldades aos quartos-de-final, e que conquiste novamente o ‘scudetto’. Mas, na realidade, as coisas nunca são assim tão fáceis. Devemos olhar com cautela para o FC Porto, pois é bom não esquecer que eles já afastaram uma equipa italiana esta época”, avisou o vice-presidente da Juventus, Pavel Nedved.

Crónica campeã em Itália, com cinco títulos consecutivos, a Juventus perdeu Morata e Pogba no mercado de transferências, mas investiu na contratação de Higuaín (três golos na fase de grupos da Liga dos Campeões) ou Pjanic (um golo e duas assistências). Os italianos visitam o Porto a 22 de Fevereiro e o treinador dos “dragões” sublinhou que até lá a equipa terá de concentrar-se noutras coisas: “Falta bastante tempo e há muitas coisas a que dar prioridade antes. Começaremos a pensar nessa data e uma coisa é certa: vamos com a maior motivação, a nossa ambição e os nossos pilares fundamentais, compromisso e cooperação, para tentar superar esse difícil obstáculo.”

Oitavos-de-final da Liga dos Campeões
Benfica-Borussia Dortmund (14/02 e 08/03)
Paris Saint-Germain-Barcelona (14/02 e 08/03)
Real Madrid-Nápoles (15/02 e 07/03)
Bayern Munique-Arsenal (15/02 e 07/03)
Manchester City-Mónaco (21/02 e 15/03)
Bayer Leverkusen-Atl. Madrid (21/02 e 15/03)
FC Porto-Juventus (22/02 e 14/03)
Sevilha-Leicester City (22/02 e 14/03)

Sugerir correcção
Ler 1 comentários