A palavra do ano na Áustria tem tantas letras quanto esta frase

Bundespraesidentenstichwahlwiederholungsverschiebung é a palavra do ano na Áustria e reflecte a situação política do país este ano.

Foto
Alexander Van der Bellen foi eleito Presidente da Áustria apenas à quarta tentativa AFP/JOE KLAMAR

Uma das características das línguas germânicas é o facto de existir uma palavra para tudo. Ou quase tudo. E essas palavras são a junção de outras que, juntas, dão nome a alguma coisa. Vamos a um exemplo: Flugzeug - em português "avião". Mas se partirmos a palavra germânica em dois, descobrimos que é uma junção de flug (voo) e zeug (coisa). Ou seja, a palavra, traduzida literalmente, é qualquer coisa como “coisa de voo”.

Ora, uma das consequências deste tipo de construção é a possibilidade de existirem palavras de grandes dimensões. Na Áustria, por exemplo, existe uma que tem nada mais nada menos do que 52 letras e que, mais do que isso, se tornou na palavra do ano do país.

Bundespraesidentenstichwahlwiederholungsverschiebung é a palavra do ano na Áustria e é, basicamente, uma frase inteira resumida a uma palavra. Por cá seria “adiamento da repetição da segunda volta da eleição presidencial”.

A escolha da vencedora foi feita por 10 mil pessoas através de um inquérito realizado pelo departamento de investigação da Universidade de Graz em conjunto com a agência de notícias austríaca, informa a Associated Press.

A expressão tornou-se tão popular devido à situação política que se viveu na Áustria durante este ano. À primeira volta das eleições presidenciais de Abril seguiu-se a segunda um mês depois, em Maio. No entanto esta foi anulada devido a irregularidades tendo sido escolhida uma data no mês de Outubro para realizar o sufrágio final e definitivo. Mas não o foi, também devido a falhas nos boletins de voto, até que no dia 4 de Dezembro Alexander Van der Bellen foi finalmente escolhido como Presidente da Áustria, vencendo o candidato da extrema-direita.

Sugerir correcção
Comentar