Matosinhos lança nova rede social de apoio a jovens toxicodependentes

"MC - Metas Comunica" é uma nova rede social de partilha de informações sobre comportamentos aditivos e toxicodependência

Foto
Srdjan Zivulovic/Reuters

A Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA) lança no dia 12 de Dezembro a plataforma interactiva "MC - Metas Comunica", uma nova rede social de partilha de informações sobre comportamentos aditivos e toxicodependência, disponível a todos os jovens.

"A plataforma surgiu da percepção que tivemos de que era preciso chegar a um público mais jovem", de uma forma "mais atractiva" e com informações destinadas não só a consumidores de estupefacientes, mas também a todos os que tenham dúvidas sobre estas questões, explicou à Lusa Lurdes Queirós, presidente da direção da ADEIMA.

A também vereadora da ação social da Câmara de Matosinhos referiu ainda ser esta plataforma uma "espécie de equipa de rua digital", que pode dar respostas em tempo real às questões colocadas por jovens, pais e educadores sobre questões ligadas aos comportamentos aditivos e à toxicodependência. "A plataforma não deixa de ser uma rede social para tratar estas questões", realçou a responsável, indicando ainda que por detrás da plataforma estará sempre uma equipa de técnicos, pronta para dar as respostas através de salas de 'chat'. Será ainda "um instrumento de proximidade onde os jovens poderão, de forma anónima e confidencial, usar de um espaço de atendimento não presencial e onde pais e professores poderão também contactar com técnicos especializados", refere a Câmara de Matosinhos em comunicado.

A plataforma "MC", com o nome inspirado no mestre-de-cerimónias da música rap, será também um espaço de debate e partilha de informações e experiências disponível para todos os que tenham acesso à Internet, quer por um computador, quer por um telemóvel.

Promovida pela ADEIMA, e cofinanciado pelo SICAD — Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências e pela Câmara Municipal de Matosinhos, a plataforma "MC" teve um custo de sete mil euros e surge como uma extensão da intervenção A "MC - Metas Comunica" será oficialmente lançada na segunda-feira, pelas 11h00, na Câmara Municipal de Matosinhos.

Sugerir correcção
Comentar