Perante a pior defesa da Liga dos Campeões, o Sporting falhou e ficou sem Liga Europa

Só durante 30 minutos os “leões” defenderam o lugar de acesso à Liga Europa. Derrota deixa Sporting na última posição do Grupo F

Foto
O Sporting não marcou em Varsóvia e ficou fora das competições europeias Reuters/KACPER PEMPEL

A temporada, em termos europeus, terminou para o Sporting: a equipa de Jorge Jesus perdeu na visita ao Legia Varsóvia (1-0) e caiu para o último lugar do Grupo F da Liga dos Campeões, falhando o acesso à Liga Europa. Os polacos não celebravam um triunfo na fase de grupos da principal competição europeia de clubes há mais de 21 anos, mas quebraram o jejum perante uma equipa “leonina” que durante 90 minutos viveu em crise de identidade. Jesus apostou de início num esquema com três centrais, juntando Paulo Oliveira a Coates e Rúben Semedo, e durante a partida experimentou outras soluções diferentes. O técnico mexeu e mexeu – mas no essencial nada mudou, porque o Sporting não foi capaz de marcar à pior defesa da Champions (o Legia igualou o recorde negativo do BATE Borisov, com 24 golos encaixados).

O Sporting viajou para a Polónia com dois pontos de vantagem sobre o Legia na bagagem, mas não conseguiu manter essa diferença e despediu-se prematuramente das provas europeias. Sem poder contar com Schelotto e João Pereira no lado direito da defesa, Jorge Jesus deixou Ricardo Esgaio no banco de suplentes e surpreendeu ao repetir a aposta num esquema de três centrais que já tinha utilizado perante o Borussia Dortmund. Bruno César fechou o lado direito e Markovic foi titular no apoio a Bas Dost. Os “leões” entraram mal e só aos 21’ fizeram o primeiro remate enquadrado com a baliza adversária, num livre de Adrien Silva que Malarz segurou.

Mais perigosos, os polacos tiveram logo aos sete minutos um golo anulado por posição irregular de Prijovic. Apostado em estancar a hemorragia defensiva da sua equipa, Jacek Magiera instruiu os jogadores a reduzirem os espaços – o Legia entregava o controlo ao Sporting mas ameaçava em ataques rápidos. Aos 26’, após Rui Patrício fazer uma má reposição da bola, Prijovic surgiu em boa posição mas rematou ao lado. Quatro minutos depois, o suíço fez o cruzamento perante a oposição de Rúben Semedo e o brasileiro Guilherme (que em Portugal já actuou no Sp. Braga e Gil Vicente) antecipou-se a Paulo Oliveira para fazer o único golo da partida.

Após uma primeira parte que deixou a desejar, o Sporting melhorou no segundo tempo e aos 56’ pode queixar-se de um penálti por assinalar: no mesmo lance há mão de Prijovic após alívio de Guilherme e depois de Hlousek, num remate de William Carvalho.

Jorge Jesus abdicou então de Paulo Oliveira e Markovic para lançar Ricardo Esgaio e Bryan Ruiz e a pressão “leonina” intensificou-se. Mas a urgência foi má conselheira, faltou pontaria e o guarda-redes Malarz resolveu as situações mais complicadas. Foi o caso aos 77’, com um excelente defesa ao remate de André – o brasileiro tivera o golo nos pés pouco antes, mas não conseguiu controlar a bola e falhou o remate.

Numa fase em que o Sporting arriscava tudo pelo golo que desse o empate, William Carvalho foi expulso por acumulação de amarelos (85’) e, nos derradeiros minutos, o protagonismo pertenceu a Rui Patrício, que evitou males maiores ao brilhar com boas defesas aos remates de Kucharczyk e Radovic.

Jorge Jesus admitira antes do encontro que os “leões” iam disputar uma final na qual estava em causa a presença na Liga Europa. A derrota em Varsóvia deixa o Sporting reduzido às competições nacionais – resta saber que efeitos terá este resultado, a poucos dias do derby.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários