Cheerleading e Muay Thai com estatuto olímpico provisório

Estas "modalidades" recebem estatuto do Comité Olímpico Internacional para os próximos três anos e podem agora iniciar o processo de candidatura à participação nos Jogos Olímpicos.

Foto
AFP/Gregory Shamus

O cheerleading e a arte marcial Muay Thai receberam do Comité Olímpico Internacional o estatuto provisório de desporto olímpico esta terça-feira.

Além de cada uma destas "modalidades" ter agora o direito a receber 25 mil dólares anuais (cerca de 23 mil euros) e ainda a requerer fundos adicionais, o reconhecimento que durará três anos estabelece as primeiras bases para que ambas as actividades possam candidatar-se à participação nos Jogos Olímpicos.

O cheerleading diz respeito à actividade de animar ou apoiar uma equipa desportiva utilizando música, dança e ginástica coordenada. Este tipo de claque é muito popular especialmente nos EUA e, em particular, nos jogos de futebol americano. No entanto, o que está em causa nesta decisão é a parte competitiva desta actividade. Ou seja, as equipas de cheerleading são avaliadas nas suas capacidades de ginástica, dança e acrobacias competindo umas com as outras.

Citado pelo New York Times, Kit McConnell, director desportivo do Comité Olímpico Internacional, justificou a escolha do cheerleading pelo “grande apelo à juventude”.

Também nesta terça-feira, o COI aprovou a inclusão de cinco novas modalidades (surf, escalada, karaté, skate e basebol/softball) nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários