Torne-se perito

Abram alas para o novo Festival da Canção

Em 2017, o Festival da Canção será disputado entre 16 compositores que, no seu conjunto, criam um mosaico diverso da música portuguesa. Pedro Silva Martins, Noiserv, Samuel Úria, Rita Redshoes ou Tóli César Machado são alguns dos convidados.

David Santos (Noiserv) é um dos compositores surpresa para o próximo Festival da Canção
Foto
David Santos (Noiserv) é um dos compositores-surpresa para o próximo Festival da Canção LM miguel Manso

E eis que se vão aproximando uma vez mais as datas do Festival da Canção. Mas, no próximo ano, naquela que será a 51.ª primeira edição do espectáculo que, outrora, fazia parar o país, o Festival da Canção ganha novo formato. A concurso irão canções de 16 compositores que, no seu conjunto, criam um mosaico feliz do presente da música portuguesa. Os seus nomes? Celina da Piedade, Jorge Fernando, Luísa Sobral, Márcia, Nuno Feist, Nuno Gonçalves, Pedro Silva Martins (Deolinda), Samuel Úria, Tóli César Machado (GNR), João Pedro Coimbra (Mesa), João Só, Nuno Figueiredo (Virgem Suta), David Santos (Noiserv), Rita Redshoes, Héber Marques e Pedro Saraiva.

No ano em que comemora 60 anos de emissão, a RTP recorrerá aos talentos de músicos de diversas áreas musicais, maioritariamente de uma geração mais recente, mas onde há espaço para veteranos com história, como Jorge Fernando ou Tóli César Machado, para tentar regressar ao Festival Eurovisão da Canção, que não teve qualquer concorrente português em 2016.

As canções originais, que cada um dos compositores entregará para interpretação a um músico da sua escolha, serão apresentadas em duas semifinais. As quatro apuradas em cada uma delas seguirão posteriormente para a final, que se realizará a 5 de Março e que apurará o representante português ao Festival da Eurovisão. 

Sugerir correcção