Supremo Tribunal do Brasil afasta presidente do Senado

Renan Calheiros foi indiciado, na semana passada, por desvio de dinheiros públicos.

Foto
AFP/EVARISTO SA

Um juíz do Supremo Tribunal do Brasil suspendeu o presidente do Senado, Renan Calheiros, indiciado na semana passada por desvio de fundos públicos.

“Esta medida tem efeito imediato”, ordenou o juiz Marco Aurélio Mello, que responde assim a um pedido do partido Rede Sustentabilidade, dá conta a AFP, citando fontes do gabinete de comunicação do Supremo Tribunal Federal brasileiro. No entanto, a decisão necessita de ser confirmada pela maioria dos juízes da instituição.

O argumento para o pedido de suspensão era o de que uma pessoa não pode ocupar um cargo na linha de sucessão presidencial sendo, ao mesmo, tempo réu num processo judicial. Calheiros, como presidente do Senado, ocupa a segunda posição na ordem de sucessão do actual Presidente brasileiro Michel Temer.

Na semana passada o mesmo tribunal ordenou que Calheiros se sentasse no banco dos réus sob acusações de desvio de dinheiros públicos para realizar pagamentos a uma mulher com quem teve um filho. O líder do Senado brasileiro negou a acusação.

Além disso, Renan Calheiros está ainda envolvido, juntamente com vários políticos brasileiros, no caso desencadeado pelo escândalo da Petrobras. 

Sugerir correcção
Comentar