PEV pede conclusão de nova ponte pedonal em Belém

Construção da ponte fazia parte do projecto do novo Museu dos Coches, mas a obra terminou pouco tempo depois de ter começado, em 2013.

Foto
Fábio Augusto

O grupo municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) vai levar à reunião plenária da Assembleia Municipal de Lisboa uma recomendação para que seja concluída a nova ponte pedonal junto ao Museu dos Coches, em Belém.

O PEV quer que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) - de maioria PS - "diligencie, com carácter de urgência, no sentido da conclusão da nova ponte pedonal em Belém".

"Os Verdes" sublinham a urgência da nova construção, lembrando que a infra-estrutura que existe esteve encerrada em Outubro por razões de segurança.

Aquando da inauguração do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), a 5 de Outubro, esta ponte pedonal foi encerrada por receio de que pudesse ceder ao peso das muitas pessoas que queriam visitar a estrutura cultural.

Três dias depois, a ponte voltou a reabrir, depois de um parecer do Instituto de Soldadura e Qualidade atestar a segurança daquela estrutura.

"Por esta ponte ter já muitos anos, está prevista uma nova passagem, integrada no projecto do novo Museu dos Coches, como forma de substituir a ponte antiga, mas cuja construção foi interrompida em 2013, encontrando-se esta segunda-feira envolta em tapumes", refere a recomendação de "Os Verdes".

Os eleitos do PEV vincam que "a ponte existente apresenta problemas de segurança", e que, "apesar de já existir projecto e orçamento aprovados, a construção da nova estrutura não se veio a concretizar".

Assim, o PEV considera "de todo o interesse que a CML tome as diligências necessárias no sentido da conclusão desta obra" sobre a avenida da Índia e a linha ferroviária.

Segundo os deputados, "a única alternativa à ponte antiga é a passagem subterrânea localizada junto ao Centro Cultural de Belém, que faz a ligação ao Padrão dos Descobrimentos, mas que fica mais distante".

A 12 de maio de 2015, o então secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, disse no parlamento que a ponte pedonal, prevista no projecto de arquitectura do novo Museu dos Coches, deveria estar pronta no primeiro semestre deste ano.

Ainda na sessão, os deputados municipais irão discutir uma recomendação do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com vista à criação de uma loja de empréstimos à semelhança de um espaço do género existente em Berlim, Alemanha, que é "gerida por uma associações de residentes [e] que tem por objectivo diminuir o consumo e tornar as escolhas mais conscientes".

A génese desta loja, onde será possível alugar brinquedos, bicicletas, electrodomésticos, malas ou livros, "não é baseada na falta de poder económico para comprar, mas na consciencialização de que os recursos não são infinitos e que é necessário reutilizar", acrescenta o documento do PAN.

Os deputados serão, também, chamados a pronunciar-se sobre uma recomendação do Bloco de Esquerda para que a CML "solicite à Direcção-Geral do Património Cultural que garanta a integridade física do edifício-sede do Diário de Notícias, em sede de licenciamento", e que "envide esforços junto ao actual proprietário do espólio para que este seja inventariado e catalogado como um todo para a sua futura preservação".

Esta recomendação surge na sequência de um alerta do movimento cívico Fórum Cidadania Lx, que receia pelo futuro do edifício localizado na Avenida da Liberdade, que foi vendido, e do espólio do jornal.

O CDS-PP e o PEV irão apresentar, ainda, recomendações que pedem melhorias nos acessos às instalações da Segurança Social em Alvalade e na envolvente ao Pavilhão Desportivo do Bairro Padre Cruz, garantindo a mobilidade para pessoas portadoras de deficiência.

Sugerir correcção
Comentar