De quem se fala para substituir Jerónimo de Sousa

A mudança de secretário-geral não chegou a ser realmente equacionada na preparação do XX Congresso do PCP, que decorre entre esta sexta-feira e domingo em Almada.

Foto
Francisco Lopes e João Oliveira (na fotografia, respectivamente à esquerda e à direita de Jerónimo) são possibilidades Miguel Manso

Jerónimo de Sousa chegou à liderança do PCP em 2004. Doze anos depois, ainda não é tempo de sair. Mas há alguns nomes que são apontados como prováveis candidatos ao cargo.

Francisco Lopes

Francisco Lopes, ex-electricista de 61 anos, é membro da comissão política e do secretariado desde 1990. É responsável pelo trabalho e pelo sindicalismo, assim como pela organização interna do PCP. Cabeça de lista da CDU à Assembleia da República em Setúbal.

Bernardino Soares

Bernardino Soares é licenciado em Direito e, aos 45 anos, ocupa a presidência da Câmara de Loures. Foi deputado até 2013, durante 18 anos, tendo nos últimos 11 anos dos seus mandatos sido líder parlamentar e, devido a isso, integrado por inerência a comissão política, durante esse período.

João Ferreira

João Ferreira é licenciado em Biologia e aos 38 anos é eurodeputado, desde 2009, tendo liderado a lista da CDU nas últimas europeias. Anteriormente, foi vereador da Câmara de Lisboa, cuja lista eleitoral pela CDU também já encabeçou. Foi dirigente associativo na faculdade e fundador e primeiro presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entre 2003 e 2007. Integra o comité central desde 2012.

João Oliveira

Também licenciado em Direito e advogado, João Oliveira é aos 37 anos líder parlamentar desde 2013, depois de ter entrado na Assembleia da República em 2005. Subiu ao comité central em 2012.

Sugerir correcção
Comentar