Açores: voos “low cost“ chegam à ilha Terceira

A partir de 2 de Dezembro, a Ryanair passa a ter quatro ligações semanais entre Lisboa e a Terceira e duas entre essa ilha e o Porto

Foto
A ilha Terceira passa a ter voos low cost, depois de São Miguel Miguel Madeira

A companhia aérea Ryanair inicia a 2 de Dezembro, sexta-feira, uma operação para a ilha Terceira, nos Açores, com quatro ligações semanais a Lisboa e duas ao Porto, quase dois anos depois da liberalização daquela rota.

A confirmação da realização de voos de baixo custo para a ilha Terceira foi feita pela Ryanair, numa conferência de imprensa, em Setembro, depois de nos últimos dois anos vários políticos e governantes o terem anunciado sem que se tivesse concretizado.

Segundo o director de rotas da Ryanair, Niall O'Connor, a operação para a ilha Terceira permitirá o transporte de 100.000 passageiros por ano. O novo modelo de transporte aéreo entre os Açores e o continente português, que contempla a liberalização das rotas das ilhas de São Miguel e Terceira, entrou em vigor a 29 de Março de 2015. Nessa altura iniciaram-se operações de baixo custo para São Miguel, com as companhias aéreas Ryanair e easyJet, mas as ligações à ilha Terceira continuaram a ser asseguradas apenas pelas companhias portuguesas SATA e TAP.

Em Setembro de 2015, o presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, revelou que a companhia aérea tinha apresentado uma proposta para voar para a ilha Terceira, mas que tinha sido recusada pelo Governo da República, sem qualquer explicação. Já este ano, em Abril, o actual primeiro-ministro, António Costa, anunciou, na ilha Terceira, um financiamento por parte do fundo nacional do turismo, para iniciativas de promoção da ilha da Terceira e melhoria da oferta de transporte, que incluía duas novas rotas "low cost" para Lisboa e Porto.

Sugerir correcção
Comentar