O relato do que aconteceu no voo feito por um dos sobreviventes

É o primeiro testemunho sobre o que se passou no avião que se despenhou na Colômbia feito por quem estava dentro do aparelho.

Foto
Ao acidente aéreo sobreviveram apenas seis pessoas Reuters/JAIME SALDARRIAGA

São curtas as palavras da assistente de bordo Ximena Suárez, uma das seis sobreviventes da queda do avião que transportava a comitiva da equipa de futebol brasileira Chapecoense, na Colômbia. Mas é também o primeiro relato do que se viveu no interior da aeronave momentos antes do acidente.

A descrição foi feita por Ximena Suárez ao governador da província de Antioquia, Luis Pérez, que a visitou no hospital em que está internada. “O pouco que ela disse foi que as luzes começaram a apagar-se repentinamente e que 40 ou 50 segundos depois sentiu o embate. Ela só se lembra até aí”, disse Pérez a vários órgãos de comunicação social colombianos.

As causas do acidente ainda estão a ser investigadas, mas especialistas citados em vários órgãos de comunicação social não descartam a possibilidade de ter existido uma qualquer falha eléctrica. Também se especula sobre a possibilidade de falta de combustível.

Um piloto da empresa Avianca, cujo nome não foi divulgado e que viajava próximo do avião que transportava a comitiva da Chapecoense, relatou ter ouvido uma conversa entre a tripulação da aeronave acidentada e a torre de controlo do aeroporto de Medellín, onde a equipa brasileira ia disputar a final da Copa Sul-Americana. Segundo a Rádio Caracol e o site El Espectador, ambos da Colômbia, o piloto contou que a tripulação do voo da Lamia pediu prioridade de aterragem no Aeroporto de Rio Negro, porque estaria com problemas de combustível.

A torre de controlo do aeroporto teria negado a autorização devido à presença de outro voo da empresa VivaColômbia. Foi quando o comandante do avião que transportava a Chapecoense decretou emergência. O piloto da Avianca relatou ainda que a torre de controlo permitiu depois a aterragem na pista 1. Enquanto isso, a tripulação do avião que se despenharia momentos depois terá confirmado a falha eléctrica e decretado situação de emergência.

Certo é que já foram encontradas e levadas para análise as duas caixas negras do avião, fundamentais para perceber o que realmente aconteceu.

O acidente aéreo provocou, segundo dados oficiais, 71 mortos, tendo sobrevivido seis pessoas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários