Reis de Espanha recebem violino em carbono concebido na Universidade do Porto

Parque da Ciência e Tecnologia mostra a Felipe VI inovações tecnológicas no início do segundo dia da visita real.

Fotogaleria
Felipe VI à chegada Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto Ricardo Castelo/nFactos
Fotogaleria
Ricardo Castelo/nFactos
Fotogaleria
Ricardo Castelo/nFactos
Fotogaleria
JOSÉ COELHO/LUSA/POOL
Fotogaleria
JOSÉ COELHO/LUSA/POOL

Um violino em fibra de carbono concebido por uma incubadora instalada há oito anos no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi a prenda desta terça-feira oferecida aos reis de Espanha no início do segundo dia da visita de Estado a Portugal. Embora haja já uma produção estandardizada, o instrumento oferecido aos monarcas espanhóis foi equipado com algumas características especiais não descritas.

Com um preço de mercado a oscilar entre os 2 500 e os 3 000 euros, o violino tem estado a ser testado por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto. Uma das suas características é a capacidade para manter elevados níveis de afinação durante prolongados períodos de tempo. Tendo em conta a delicadeza e a especificidade do instrumento, esta é uma relevante mais-valia que poderá permitir a sua penetração nos mercados internacionais, segundo Júlio Martins, um dos responsáveis pela AVA, a empresa que tem estado a desenvolver o novo tipo de violino.

Dez por cento mais leve que um violino convencional, o novo violino “mimetiza o comportamento da madeira”, explica Júlio Martins. A empresa está a produzir outros instrumentos com a fibra de carbono utilizada na Fórmula1, nos aviões ou até em vários equipamentos de medicina. A guitarra eléctrica é uma das apostas da AVA, que aí consegue ganhos de perto de 50% em comparação com o peso das guitarras eléctricas normais.

A empresa responsável pela concepção do violino em fibra de carbono foi uma das primeiras cinco a instalar-se no UPTEC. O facto de permanecer no Parque da Ciência, sublinha Júlio Martins, tem permitido à empresa “acelerar o processo de desenvolvimento de vários produtos”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários