Em dia de visita de reis de Espanha, Marcelo continua a ser estrela

Depois da cerimónia de boas-vindas aos reis de Espanha, o Presidente da República falou com muitos populares que se juntaram na Avenida dos Aliados, no Porto.

Foto

Centenas de pessoas juntaram-se esta segunda-feira na Avenida dos Aliados, no centro Porto, para ver os reis de Espanha que estão de visita a Portugal até quarta-feira, mas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz jus à popularidade que os portugueses lhe dedicam, e foi alvo de muitas atenções.

Em dia de visita real e a partir do Porto, coube ao Presidente fazer as primeiras honras à visita dos monarcas espanhóis, com Filipe VI e Letizia, com quem, aliás, acabaria por repartir as atenções.

O carinho dos portugueses pelo chefe de Estado foi particularmente visível na altura em que os monarcas abandonaram o edifício da Câmara Municipal do Porto para visitar a exposição do artista plástico catalão, Joan Miró. Os reis saíram, mas o povo ficou para aplaudir e saudar Marcelo e nem a apertada segurança impediu o contacto com o mais alto magistrado da Nação.

Sempre sorridente, o Presidente da República perdeu largos minutos para falar com as pessoas que o queriam ver olhos nos olhos. Aliás, antes do início da cerimónia solene na Câmara do Porto, ouviu-se dizer. “Nós estamos aqui para ver o nosso Presidente”.

“Os reis já foram embora e quem ficou aqui connosco foi o nosso Presidente”, afirmava uma mulher ao mesmo tempo que acenava para Marcelo. Nessa altura os jornalistas aproximaram-se do Presidente da República para o questionarem sobre a situação na Caixa Geral de Depósitos, cujo presidente, António Domingues, se demitiu este domingo. Com um pé no carro e outro no chão, Marcelo começa por falar das relações entre Portugal e Espanha, mas acaba a dizer. “As pessoas mudam, mas as instituições fortes ficam”.

Antes do início da sessão de boas-vindas, que começou com um ligeiro atraso, o Presidente da República teve um encontro com os reis a quem ofereceu uma escultura de José de Guimarães e uma obra de arte de Joana Vasconcelos. Já o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, entregou à realeza espanhola a chave de honra da cidade.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários