Felipe e Letizia “reinam” três dias em Portugal e a “festa” começa no Porto

Visita real espanhola tem início no Porto e obriga a cortes de trânsito, encerramento da estação do metro dos Aliados e a condicionamentos de circulação no centro da cidade.

Foto
AFP/BRENDAN SMIALOWSKI

A visita de três dias que os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, iniciam na manhã desta segunda-feira a Portugal começa no Porto, com uma sessão solene na Câmara Municipal e vai obrigar ao corte de trânsito na Avenida dos Aliados e a condicionamentos de circulação no centro da cidade.

Segundo informação da Câmara do Porto e da Polícia de Segurança Pública, o trânsito na Avenida dos Aliados vai estar cortado entre as 8h e as 14h desta segunda-feira. Neste período haverá limitações à circulação nas várias vias adjacentes aos Aliados. É o caso das ruas de Camões, Clérigos ou Praça dos Poveiros, em direcção à Rua de Passos Manuel.

PÚBLICO -
Aumentar

Por motivos de segurança, a estação dos Aliados da linha amarela (que liga o Hospital de S. João a Santo Ovídeo) estará encerrada e sem serviço comercial, entre as 9h e as 12h. Os utentes do metro têm duas estações alternativas a funcionar: Trindade e S. Bento.

De acordo com a Câmara do Porto, haverá condicionamento de trânsito entre as 8h e as 14h na Rua de Camões com a de Gonçalo Cristóvão; na Rua do Almada com a de Alferes Malheiro; na Rua de Ricardo Jorge com a do Clube dos Fenianos; Campo Mártires da Pátria com a Rua dos Clérigos e Rua dos Clérigos com a Rua das Carmelitas.

Mas a manhã desta segunda-feira no Porto tem outros constrangimentos, nomeadamente na Rua da Fontainhas, obrigando a virar à direita na Avenida Rodrigues de Freitas; na Avenida Rodrigues de Freitas com a Rua D. João IV; Rua Augusto Rosa com a Rua General Sousa Dias; Praça dos Poveiros com a Rua de Passos Manuel e Praça D. João I com a Rua de Sá da Bandeira.

A autarquia garante que será permitida “a passagem de veículos da Avenida Rodrigues de Freitas e Rua das Fontainhas em direcção à Rua Alexandre Herculano e Praça da Batalha”.

A visita dos reis de Espanha obriga ainda a um reforço de policiamento por parte da PSP, particularmente nas “zonas onde decorrerão os eventos, mas também em toda a área relevante, sem prejuízo da segurança geral”.

Guimarães e Lisboa no roteiro

A sessão solene marcada para as 11h, na Câmara Municipal do Porto, assinala o início da visita oficial de Felipe VI e Letizia a Portugal. Esta sessão é antecedida pela chegada do casal real, que será recebido na Praça da Liberdade, junto ao edifício da câmara municipal, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma hora depois, realizar-se-á uma sessão solene de boas vindas nos Paços do Concelho, durante a qual o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, entregará a Filipe VI a chave de honra da cidade. Na altura será assinado o livro de honra. Depois desta cerimónia, que deverá demorar cerca de trinta minutos, o casal real desloca-se à Fundação de Serralves para visitar a exposição do pintor catalão, Joan Miró.

À noite, haverá um jantar de gala oferecido pelo Presidente da República aos reis de Espanha, no Paço do Duques de Bragança, em Guimarães. Entre os presentes vão estar Sara Carbonero e Iker Casillas.

O segundo dia, terça-feira, começa com uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e ao Instituto de investigação e Inovação em Saúde (I3S). Os reis de Espanha seguem depois para o Palácio da Bolsa, onde será servido um almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

A partida para Lisboa está marcada para as 15h. Uma hora depois os reis de Espanha serão recebidos nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, onde decorrerá também uma sessão solene de boas-vindas. À noite, haverá um jantar oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa aos reis de Espanha.

O primeiro acto oficial do terceiro dia da visita está previsto para o Palácio de São Bento onde Felipe e Letizia serão recebidos pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, seguindo-se uma sessão solene na Assembleia da República onde o rei de Espanha discursará.

O programa contempla ainda uma deslocação à residência do embaixador de Espanha em Lisboa onde haverá uma recepção à comunidade espanhola, e uma visita à fundação Champalimaud na tarde de quarta-feira.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários