Tugas em Hollywood

Estudei o trailer de Silence, o novo filme de Scorsese e acho que Liam Neeson, no papel do Padre Cristovão Ferreira, é o que tem menos pinta de tuga. São poucos os tugas com 1 metro e 93 em 2016 e terão sido menos ainda no século XVII. Eu diria que havia zero. As pessoas do século XVII eram notoriamente mais baixas do que no passado ou no futuro, sabe Deus porquê.

Adam Driver até passa por tuga mas o apelido do personagem deita tudo a perder, pois ele faz de Padre Francisco Garppe. Bem sei que é assim que se chama o personagem original escrito por Shusaku Endo mas era altura de mudar para um nome menos húngaro, como Garfo ou Gargalho. Driver não é tão alto como Neeson mas tem 1 metro e 89. A probabilidade de haver dois jesuítas portugueses do século XVII capazes de jogar basquetebol é zero.

Andrew Garfield, cujo apelido é o mais próximo de Garppe, faz de Sebastião Rodrigues, um bom nome português. Poderia ser um tuga até porque não é muito alto, tendo apenas 1 metro e 79.

Robert De Niro deu um bom mau tuga em A Missão (1986). Edward G.Robinson deu um pescador tuga muito fraco em Tiger Shark (1932). O segundo pior tuga (e pescador) de sempre foi Spencer Tracy em Captains Corageous (1936). O pior foi Anthony Quinn, que era mexicano e fazia bem todas as nacionalidades, incluindo a grega - excepto a portuguesa. O filme chamava-se The World In His Arms (1952) e o personagem ria-se muito e chamava-se Captain Portugee, para não haver confusões. Mas, sim, é melhor que Garppe.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários