Plataforma europeia tem um novo desafio para os arquitectos portugueses

Projectos de arquitectura podem concorrer à segunda “open call” da Future Architecture Platform. As inscrições decorrem até 9 de Janeiro

Foto
Daniel Lozano Valdés/Unsplash

A Future Architecture Platform abriu um concurso a novos projectos de arquitectura. A Trienal de Arquitectura de Lisboa, enquanto membro da estrutura europeia de museus, festivais e produtores desde a sua criação, em 2015, permite que arquitectos portugueses se candidatem às iniciativas da plataforma organizadas pelas 18 entidades parceiras.

A Trienal de Lisboa desafia agora os arquitectos portugueses emergentes de Norte a Sul do país e ilhas a apresentarem projectos. Os criadores seleccionados terão a oportunidade de promover os trabalhos, podendo ser convidados a participar em eventos internacionais com o objectivo de “promover a mobilidade, o intercâmbio cultural e a troca de experiências”, segundo o comunicado da Trienal de Arquitectura de Lisboa enviado ao P3.

Na plataforma europeia podem participar arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas, curadores, designers, artistas e cineastas com projectos que “visem explorar, envolver e moldar o ambiente em que vivemos com vista ao que será o equivalente no futuro”.

Desta chamada de projectos resultará uma selecção de propostas a apresentar em eventos organizados por esta rede europeia que vão de museus a festivais, associações, entre outros. Os candidatos seleccionados serão depois convidados a participar em cinco exposições, cinco conferências, três ciclos de apresentações, seis workshops e uma viagem. A Trienal de Arquitectura de Lisboa vai ainda seleccionar três intervenientes que participarão numa conferência incluída no ciclo Distância Crítica promovido pela entidade.

O primeiro “open call”, que decorreu entre 2015 e 2016, resultou num total de 511 candidaturas de 39 países, das quais sete eram portuguesas. Um terço dos projectos candidatos foram seleccionados e apresentados em diferentes formatos - exposições, debates, conversas, instalações ou performances -, concretizando-se em cerca de 90 eventos. Entre as 170 candidaturas que circularam pelas várias instituições parceiras foram seleccionadas duas propostas portuguesas.

O segundo “open call for ideas” foi anunciado na 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, evento que está decorrer até 11 de Dezembro sob o tema A Forma da Forma. As candidaturas são online e podem ser submetidas até dia 9 de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar