John Major defende referendo ao acordo que for feito sobre o "Brexit"

A “tirania da maioria” não deve ditar o modo de saída da EU, diz o ex-primeiro-ministro, 24 horas depois de Tony Blair ter dito que os britânicos poderiam mudar de ideias.

Foto
Depois de Blair, Major vem defender um segundo referendo no Reino Unido AFP/JEFF J MITCHELL

John Major tornou-se o segundo antigo primeiro-ministro britânico a questionar, em 24 horas, o processo do "Brexit", defendendo ser “perfeitamente credível” o cenário de um segundo referendo à saída da União Europeia.

Num comentário à entrevista de Tony Blair – em que o antigo primeiro-ministro trabalhista defendia que o "Brexit" podia ser parado se os britânicos mudassem de opinião -, o ex-líder dos conservadores considerou que os 48% de votantes que disseram querer ficar na UE não deviam ser sujeiros à “tirania da maioria”.

Na declaração - feita quinta-feira à noite num jantar-debate de comemoração do 100.º aniversário da eleição de David Lloyd George como primeiro-ministro e relatada pelo Times -, Major afirmou que a opinião dos restantes eleitores deve ser ouvida num debate sobre como o Reino Unido deve sair da União Europeia.

Na sua primeira intervenção sobre o assunto desde o referendo de 23 de Junho, o ex-chefe de Governo disse aceitar que o Reino Unido não permaneça na União com o estatuto de membro, mas espera que qualquer acordo de saída preserve a proximidade do país aos Estados-membros da UE e o mercado único, que descreveu como “o mercado mais rico que a humanidade já conheceu”.

Aconteça o que acontecer com o "Brexit", acrescentou, ele não aceitará que as pessoas que votaram pela permanência não tenham influência na forma de que a saída se vai revestir.

“Ouço o argumento de que 48% das pessoas que votaram pela manutenção não devem ter nada a dizer sobre o que vai acontecer”, disse, acrescentando: “Isso é muito difícil de aceitar. A tirania da maioria nunca foi aplicada em democracia e não deve ser aplicada nesta democracia em particular”.

Nesse sentido defendeu que deve ser o parlamento, e não o governo, a tomar a decisão final em qualquer negociação com a EU, sendo “um cenário perfeitamente credível” fazer um segundo referendo sobre tal acordo.

A intervenção de Major foi feita horas depois da publicação da entrevista de Blair à revista New Stastesman, onde o trabalhista considerava a possibilidade de uma reviravolta na opinião dos britânicos, depois de perceberem o que o "Brexit" significava em termos de relação custo benefício.

Mas o porta-voz de Theresa May afastou prontamente a ideia de um segundo referendo. “É muito claro desde o princípio que o povo do Reino Unido deu ao Governo instruções muito claras para sair da União Europeia”, afirmou, sublinhando que até “Sir John [Major] tinha aceite a ideia que estávamos a sair da UE”.

Questionado sobre a ideia dos 48% dos votos pela permanência terem uma palavra a dizer, o porta-voz afirmou que esses assuntos estão a ser debatidos na Câmara dos Comuns e no trabalho da comissão parlamentar para o "Brexit": “Todas as opiniões serão totalmente ventiladas e totalmente debatidas”.

O representante de Downing Street desvalorizou também o argumento de Major sobre a “tirania da maioria”: “Foi um voto democrático completo e justo, e a maioria votou para tirar o Reino Unido da União Europeia. Agora é trabalho do Governo decidir em função do que foi expresso nesse voto”.

Por seu lado, o líder liberal democrata, Tim Farron, também comentou as declarações de Major: “Quando um antigo primeiro-ministro conservador sai publicamente em defesa de uma política liberal democrata, isso mostra que nós somos o único partido sensato no 'Brexit'”.

“O povo britânico votou pela saída mas não votou sobre um destino, e certamente não votou de forma a tornar o país mais pobre e pôr em risco o emprego. A forma acidental como o gabinete de Theresa May está a lidar com o 'Brexit' faz o cenário de um referendo sobre o acordo tornar-se cada diz mais forte, e ficamos satisfeitos que essa ideia vá ganhando apoios noutros partidos para esta campanha”.

Tal como Blair, Major foi sempre mais pró-UE do que outros primeiros-ministros no seu partido, tendo o seu mandato sido marcado por persistentes batalhas nos bastidores da Câmara dos Comuns sobre a Europa. O pico aconteceu em 1995, quando Major se recandidatou À liderança dos Tories contra o eurocéptico John Redwood numa tentativa de reconquistar a sua autoridade na Europa.

Os comentários de Major podem agora irritar alguns dos seus inimigos, como Redwood, que ainda estão no parlamento.

Sugerir correcção
Comentar