Dois campeões olímpicos apanhados na teia do doping

Comité Olímpico Internacional retira medalhas de ouro a dois atletas da Europa de Leste.

Foto
Jogos Olímpicos continuam ensombrados pelo doping Reuters/SERGEI KARPUKHIN

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou, esta sexta-feira, que dois campeões olímpicos, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012, perderam o direito às medalhas e viram os seus resultados apagados, na sequência da reanálise das amostras congeladas.

O halterofilista cazaque Ilya Ilin conquistou o ouro olímpico, na categoria até 94 kg, em Pequim 2008 e em Londres 2012. A bielorrussa Aksana Miankova foi campeã olímpica no lançamento do martelo em Pequim 2008 e sétima em Londres 2012. Ambos vão ficar sem os títulos olímpicos e os seus resultados foram eliminados, incluindo os recordes mundiais alcançados pelo halterofilista do Cazaquistão em Londres.

Entre os apanhados pela reanálise das amostras congeladas está outra atleta bielorrussa Natallia Mikhnevich, que foi medalha de prata no lançamento do peso na capital chinesa.

Além dos medalhados, o COI desclassificou também a halterofilista azeri Boyanka Kostova, quinta nos 58 kg em Londres 2012, a bielorrussa Nastassia Mironchyk-Ivanova, sétima no salto em comprimento na capital britânica, e a sua compatriota Sviatlana Usovich, 23.º nos 800 metros em Pequim 2008.

As desclassificações anunciadas, esta sexta-feira, resultam da reanálise das amostras empreendida pelo COI no Verão de 2015.

No total, a entidade olímpica já reanalisou 1243 amostras, dos Jogos Olímpicos da capital chinesa e inglesa, com recurso a métodos científicos mais avançados, inexistentes à data.

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar