Não, obrigado

Agradecíamos, por exemplo, que não me impingissem feriados que não têm nada a ver com as nossas tradições.

Quanto tempo faltará para importarmos o Thanksgiving americano? Americano como quem diz: na América só é celebrado nos Estados Unidos e no Canadá. O canadiano já foi no dia 10 de Outubro: sempre na segunda segunda-feira de Outubro. Nos Estados Unidos é na quarta quinta-feira de Novembro que este ano calha no dia 24. O Black Friday, que é na sexta-feira seguinte, já foi importadíssimo, não metesse compras.

Como se chama uma coisa que já se viu milhares de vezes no cinema e na televisão mas que nunca se viveu? Um milagre. Aos 20 e tal anos já estamos tão fartos de ver famílias e convidados de última hora a celebrar o Thanksgiving – as zaragatas, as reconciliações, os fracassos peruanos – que damos graças a Deus por não termos Thanksgiving.

A gratidão por não termos Thanksgiving é imensa. É um dia e um jantar que nos dão de graça, para podermos passá-los com quem quisermos, como muito bem entendermos.

Agradeçamos à Igreja Católica e à República portuguesa os feriados que nos deram e o facto de sempre terem resistido à tentação de incorporar o Thanksgiving no calendário.

Agradeçamos aos portugueses sermos mais de agradecer que não nos façam certas coisas do que de agradecer aquelas que nos fazem. Agradecíamos, por exemplo, que não me impingissem feriados que não têm nada a ver com as nossas tradições. Já há tantos que nada têm a ver com as nossas tradições com que somos obrigados a chupar que seria o cúmulo virem-nos agora propor a alegria convivial do raio do Thanksgiving.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários