Forte sismo abala América Central. Alerta de tsunami retirado

Um sismo de magnitude de 7,0 na escala de Richter abalou vários países na América Central. Alerta de tsunami foi retirado.

Foto
O epicentro foi localizado a uma profundidade de 10,3 quilómetros e a cerca de 149 quilómetros de Puerto Triunfo, em El Salvador, na costa do Pacífico earthquake.usgs.gov

Um forte sismo sacudiu vários países da costa do Pacífico da América Central esta quinta-feira, numa altura em que o furacão Otto, de categoria dois, atravessa a mesma zona. O Centro Americano de Aviso de Tunamis no Pacífico tinha alertado para a possibilidade de tsunami mas o perigo foi já descartado.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a magnitude do abalo é de 7,0 na escala de Richter, quando incialmente a previsão era de 7,2. O epicentro está localizado a uma profundidade oceânica de 10,3 quilómetros, o que pode potenciar os possíveis danos, e a cerca de 149 quilómetros de Puerto Triunfo, em El Salvador. 

O Presidente de Nicarágua declarou o estado de emergência devido ao sismo e ao furacão que atinge, neste momento, o país.

Devido à chegada do furacão Otto, durante a manhã desta quinta-feira, à costa da Nicarágua milhares de pessoas tinham já sido evacuadas ou colocadas em abrigos.

Já a Protecção Civil de El Salvador diz não existem danos generalizados provocados pelo sismo mas pede às comunidades das zonas costeiras que evacuem o local.

Sugerir correcção
Comentar