Crime no canil de Loulé: mataram a mula à pancada, roubaram a égua

A direcção do canil estabelece um paralelismo entre o roubo de animais e as apreensões de carroças e éguas feitas pela GNR.

Foto

Uma égua foi roubada e uma mula foi espancada até à morte na sequência de um assalto ao canil de São Francisco de Assis, em Loulé, na noite de segunda-feira. Não é a primeira vez que se verifica um crime nesta natureza com incidência nos animais de grande porte. Os cerca de três centenas de cães e os 50 de gatos que ali se encontram à espera de serem adoptados não foram atingidos.

A câmara de videovigilância, instalada na rede de vedação, reteve as imagens do assalto mas a falta de nitidez não permite, com facilidade, identificar o autor do roubo. “Mataram a minha querida mula, não consigo aproximar-me do cadáver”, lamentou a presidente da direcção do canil, Lieselotte, uma alemã que há 46 anos se dedica à protecção dos animais abandonados na região. “Todos os dias dava-lhe cenouras e pão”, diz, adiantando que animal sofria de algumas debilidades devido à velhice.

No passado mês de Setembro, em circunstâncias idênticas, deu-se outro roubo: desapareceu, durante a noite, uma égua e uma carroça entregues à guarda do canil pela câmara municipal depois de a GNR as ter apreendido a uma família suspeita de um assalto em Almancil.

Também no caso desta segunda-feira, a égua roubada tinha sido apreendida pela GNR nas mesmas circunstâncias da anterior, o que leva os responsáveis do canil a relacionar estes roubos com as circunstâncias em que os animais ali foram entregues.

As imagens captadas há dois meses, ao contrário do que se verificou agora, “estavam perfeitamente claras, via-se a pessoa que invadiu a propriedade, rebentando com a rede”, diz Lieselotte, criticando a falta de empenho das autoridades. “Nada fizeram para descobrir o crime”, lamentou.

Por seu lado, a vice-presidente da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados (a entidade que gere o canil), Lurdes Inês, adianta pormenores do caso de anteontem à noite. “Viraram a câmara ao contrário e só depois abriram um buraco na rede para entrar e sair com a égua”. A mula, diz Lieselotte, “tinha sido oferta de um cigano, há alguns meses - estava muito magra e velha e ele não tinha condições para a manter, fez uma boa acção”. Agora que animal sucumbiu, desabafa: “Não percebo como é alguém pode fazer uma coisas destas”. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários