Trump vai cancelar a parceria transpacífico no primeiro dia de Presidência

Num vídeo divulgado esta segunda-feira, o Presidente eleito dos EUA diz que o acordo de comércio livre é um "potencial desastre para o país".

Foto
AFP/Drew Angerer

O Presidente eleito dos EUA Donald Trump divulgou um vídeo esta segunda-feira onde explica algumas decisões que vai tomar no primeiro dia de presidência, a 20 de Janeiro. Uma delas é a desistência da parceria transpacífico de comércio livre (ou TPP) que considerou ser “um potencial desastre para o nosso país”.

Em alternativa o republicano diz que vai negociar “acordos bilaterais justos” que permitam recuperar o emprego e a indústria.

Trump revelou também que vai cortar as regulações governamentais, instruir o Departamento do Trabalho para investigar os abusos nos programas de vistos e cancelar algumas restrições à produção de energia, tais como petróleo de xisto, gás e carvão.

O TPP foi assinado em 2015 por 12 países, incluindo os EUA, Japão, México, Austrália e Canadá, sob impulso da Administração Obama. O passo seguinte, para Washington, era a aprovação no Congresso que o ainda Presidente iria tentar antes de deixar o cargo, em Janeiro.

Ainda esta segunda-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou, numa conferência de imprensa na capital argentina Buenos Aires, e citado pela Reuters, que o acordo de comércio livre sem a participação dos EUA não tem significado. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários