Ronaldo, o jogador mais vezes "convocado" para a Equipa do Ano da UEFA

Pepe, Raphael Guerreiro e Rui Patrício também fazem parte dos 40 nomeados para o "onze" ideal de 2016.

Foto
Quatro portugueses nomeados para a Equipa do Ano da UEFA, de 2016 AFP/FRANCK FIFE

Cristiano Ronaldo cimentou nesta segunda-feira o estatuto de futebolista com mais presenças na lista de 40 nomeados para a Equipa do Ano da UEFA. O avançado do Real Madrid, seleccionado pela 13.ª vez, não foi, porém, o único português englobado nos candidatos ao melhor "onze" de 2016.

Mais três campeões europeus por Portugal fazem parte do lote de opções: Pepe, Raphael Guerreiro e Rui Patrício são os restantes jogadores nacionais elegíveis para esta selecção da UEFA. Ronaldo e Pepe juntaram neste ano o título de campeões europeus de selecções ao título de clubes, com a conquista da Liga dos Campeões.

Na 16.ª edição desta votação anual, os utilizadores poderão escolher entre quatro guarda-redes, 12 defesas, 12 médios e 12 avançados, tendo a nomeação - segundo a UEFA - sido feita "com base nos seus desempenhos por clube e selecção em 2016". A votação pode ser feita em pt.toty.uefa.com e vai decorrer até 3 de Janeiro, sendo os onze mais votados anunciados a 5 de Janeiro, no site da UEFA.

O capitão da selecção nacional é uma presença constante no luxuoso "onze" anual da UEFA, fazendo parte da Equipa do Ano, consecutivamente, desde 2004, tendo sido "arrolado" sete vezes como médio e seis como avançado.

O Real Madrid é o clube que fornece mais nomeados para a Equipa do Ano (oito). O Atlético de Madrid, finalista vencido da Liga dos Campeões, e o Barcelona contam cada um com cinco nomeações.

No ranking de todas as edições desta "selecção", Espanha lidera com 37 presenças no "onze" final, surgindo Portugal na quarta posição (também atrás de Brasil e França) com 14 (10 de Ronaldo e as restantes distribuídas por Maniche, Ricardo Carvalho, Luís Figo e Paulo Ferreira).

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar