Eduardo Souto de Moura distinguido com prémio de carreira Piranesi

Autor do Estádio de Braga reconhecido em Itália como "um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo".

Foto
Eduardo Souto de Moura Daniel Rocha

O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi distinguido com o Piranesi Prix de Rome 2017, na categoria de carreira, atribuído pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus, em Roma, foi anunciado esta segunda-feira.

De acordo com um comunicado enviado à agência Lusa pela Academia, o galardão é atribuído pelo comité do Piranesi Prix de Rome, em colaboração com a Ordem dos Arquitectos, Paisagistas e Conservadores de Roma, e o Pólo de Mantova do Politécnico de Milão.

Eduardo Souto de Moura, 63 anos, irá receber o galardão numa cerimónia a 24 de Março de 2017, na Casa da Arquitectura - Acquario Romano, onde fará uma intervenção sobre os momentos mais importantes da sua carreira, iniciada nos anos 1980.

O anúncio do prémio foi feito em conjunto pelo presidente da Academia Adrianea, arquitecto Romolo Martemucci, o presidente da Ordem dos Arquitectos, Alessandro Ridolfi, o director do Premio Piranesi, Luca Basso Peressut, e ainda Federico Bucci, reitor do Polo Territorial de Mantova do Politécnico de Milão, "após uma ampla discussão sobre os candidatos, iniciada em Junho de 2016", segundo o comunicado.

Segundo disse ao PÚBLICO Pier Federico Caliari, curador do Piranesi Prix de Rome, esta é a primeira vez que o prémio é dado na categoria de carreira a um arquitecto português, embora já tenha sido atribuído no passado a projectos de João Luís Carrilho da Graça e de Gonçalo Byrne. O primeiro em 2010 distinguiu a intervenção no Castelo de São Jorge, em Lisboa, de Carrilho da Graça, o segundo foi atribuído ao projecto do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, de Byrne. O prémio carreira já foi atribuído a nomes como Rafael Moneo, David Chipperfield ou Peter Eisenman e distinguiu no último ano o arquitecto japonês Yoshio Taniguchi.

Souto Moura, segundo Caliari, não é escolhido através de concurso, ao contrário do prémio atribuído aos projectos, e venceu entre três nomeados (os outros dois não são tornados públicos).

Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 – considerado o Nobel da profissão –, "é um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo", salienta o comunicado. Segundo Caliari, "a sua obra é feita a pensar nas origens clássicas da arquitectura".

A Academia recorda que o arquitecto português é actualmente professor no Pólo Territorial de Mantova do Politécnico de Milão. Assinou, entre outros projectos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Este ano, Souto de Moura foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), que decorreu em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países". 

Notícia actualizada às 18h26 com outros Piranesi Prix de Rome atribuídos a arquitectos portugueses

 

Sugerir correcção
Comentar